Nascimento: Elias Ricardo Figueroa Brander nasceu em 25 de outubro de 1946, na cidade de Valparaiso no Chile. Resumo Histórico da ...
Nascimento: Elias Ricardo Figueroa Brander nasceu em 25 de outubro de 1946, na cidade de Valparaiso no Chile.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador: Elias Ricardo Figueroa Brander na infância teve diversos problemas de saúde: uma difteria causou-lhe problemas de coração e mais tarde asma. Para recuperá-lo, a família Figueroa mudou-se de Valparaiso para Quilpué, localidade famosa no Chile pela qualidade do ar. Na sua família, recuperou-se e foi em busca da realização de seus sonhos na tão almejada carreira de futebol. Na época, já mostrava seu talento com a bola de futebol. Em função de sua precária saúde, os médicos proibiram o menino Elias de praticar esportes. Porém, com o apoio familiar superou seus problemas de saúde e inicou sua carreira de jogador no Juvenil do Santiago Wanderers, onde ocorreu um fato interessante: em 1962, o Chile sediava a Copa do Mundo da FIFA. A Seleção Brasileira, já ostentando o título mundial de 1958 realizado na Suécia, ficou hospedada para treinamento na cidade de Viña Del Mar e convidou o time juvenil do Santiago Wanderers para servir de Sparing nos treinamentos da Seleção Canarinho. Foi assim que durante alguns dias o jovem zagueiro Figueroa, de apenas 15 anos, teve que marcar jogadores do quilate de Pelé, Garrincha e Didi, provocando comentários positivos da Comissão Técnica Brasileira. Em 1964, não tendo possibilidade de ser aproveitado no time principal do Santiago Wanderers, assinou seu primeiro contrato profissional com o Unión de La Colera, um modesto clube chileno. Em 1965, a Diretoria do Santiago Wanderers, reconhecendo o erro cometido com o jovem atleta, foi buscá-lo no Unión de La Colera e o incorporou no elenco profissional. Figueroa foi um dos maiores zagueiros que atuou nos gramados brasileiros. No Brasil, jogou no Sport Club Internacional de Porto Alegre, tornando-se para a torcida colorada um inesquecível ídolo, jogando ao lado de craques como Manga, Falcão Carpeggiane, Batista, Mauro Galvão e Lula. Participou dos melhores elencos do Inter nos anos 70. Dom Elias Figueroa, como foi cognominado pelo Cronista Esportivo Chileno Hernán Solis, falou em certa ocasião: “A área é minha casa. Nela, só entra quem eu quero”. Foi um zagueiro clássico, jogava de forma elegante, muito inteligente na leitura do jogo. Sua principal característica era antecipar aos movimentos dos adversários, desarmando-os com muita categoria e sem cometer faltas. Era visto como um zagueiro viril, tipo “Xerifão”, porém com muita lealdade. Nunca foi expulso durante sua carreira de jogador profissional. Disputou três Copas do Mundo da Fifa pela Seleção Chilena: 1966 na Inglaterra, 1974 na Alemanha e 1982 na Espanha. Figueiroa, durante sua brilhante carreira, defendeu ainda o Peñarol do Uruguai, Palestino do Chile, Fort Lauderdale Srikers dos Estados Unidos, Colo-Colo do Chile e Seleção Chilena.
Seleção Chilena 1966 (Figueroa é o 3º da esquerda para a direita)
Curiosidades:
Jogando pelo Penãrol, foi eleito o melhor jogador em atividade no Uruguai nas temporadas de 1967 e 1968.
No Internacional de Porto Alegre, jogou ao lado de Marinho Peres, formando uma das melhores duplas de zagas do futebol brasileiro.
Recebeu o prêmio “Bola de Prata” conferido pela Revista Placar nos anos de 1972, 1974, 1975, 1976 e “Bola de Ouro” no ano de 1976.
É admirador dos poemas do seu conterrâneo Pablo Neruda (Prêmio Nobel de Literatura).
Pablo Neruda
Aposentadoria: Após encerrar a carreira de jogador de futebol, em 01 de janeiro de 1983, no Colo Colo do Chile, atuou como Técnico no Palestino, de 1994 a 1995 e no Internacional de Porto Alegre em 1996.
Elias Ricardo Figueroa Brander
Atualmente: Hoje aos 74 anos, Dom Elias Figueroa, como ficou conhecido durante sua carreira no futebol, reside na Cidade de Viña Del Mar no Chile.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário