A Polícia Civil, por meio da 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Águas Lindas de Goiás, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Fazenda, rea...
A Polícia Civil, por meio da 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Águas Lindas de Goiás, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Fazenda, realizou a operação de investigação, tendo por objeto possíveis irregularidades e fraudes fiscais nos sistemas de informação do município.
De acordo com o responsável pelo caso, delegado Cléber Júnior, as investigações apontam crime contra a administração pública previsto no artigo 313-A do Código Penal, que foi acrescentado pela Lei nº 9.983/2000. A investigação apura indícios de um esquema criminoso no qual os investigados tentaram fraudar através da inserção de dados falsos no sistema tributário do município. A investigação policial contou com a colaboração da Procuradoria Municipal e do órgão de controle interno da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás.
O crime de inserção de dados falsos em sistema de informações consiste no fato de o agente “inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou banco de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem.
O processo foi instaurado e aguarda relatório final, pois de acordo com a investigação, o servidor que foi preso em flagrante teria privilegiado alguns munícipes com valores de cobrança adulterados inferiores da cobrança original, causando assim dano ao erário público.
Na operação de hoje, as equipes vistoriaram computadores, dispositivos de armazenamento e documentos que podem servir de provas processuais, uma vez que teria havido inserção de dados falsos nestes dispositivos eletrônicos.
A Prefeitura de Águas Lindas está colaborando com à Policia Civil na resolução dos casos em investigação, priorizando o cumprimento dos princípios da publicidade e transparência.
Por Claudimary Pinheiro
SECOM
Prefeitura de Águas Lindas de Goiás
UM NOVO TEMPO
Site: https://aguaslindasdegoias.go.gov.br/todas-as-noticias/policia-civil-investiga-fraude-em-sistema-de-informacao-do-sistema-tributario/
Nenhum comentário