O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, em entrevista na tarde desta quinta (19), no Palácio do Buriti, informou nesta ...
Além, disso, o secretário destacou a contratação de profissionais de Saúde
De acordo com o 15º Relatório de Vigilância Genômica da Covid-19, foram analisadas 126 amostras, foram encontrados 98 casos positivos para a variante Gama (P1), que representam 69,34% e 38 amostras positivas para a variante Delta, ou seja 30%.
Na coletiva anterior o número era 28% das amostras sendo positivas para Delta.
Ao se tomar amostras antigas, para verificar dentro das características utilizadas para análise genômica os casos mais graves, de óbitos e reinfecções, dentre as amostras são buscados dados desde o dia 02/08 até o dia 06/08 todas elas foram buscadas na soroteca do Laboratório Central e todas eram Gama nesse período.
“Muitas vezes era possível ter o vírus circulando no DF e eles não terem entrado na bateria do sequenciamento genômico.
Dia 2 é marco do início mesmo que detectamos como primeira amostra e o restante das amostras temos obtido resultados como sendo Gama.”
Risco de transmissão avaliado
Okumoto informou que foi feita avaliação de risco de transmissão do Covid-19 para a região de Saúde do Distrito Federal e o dado foi atualizado dia 16. Há regiões de classificação moderada como a região Central, Leste, Norte, Oeste, Sudoeste regiões com baixos graus de risco, seriam as regiões Sul e Centro-sul. “A nossa vigilância epidemiológica está com atenção voltada para essas áreas de classificação moderada de risco de transmissão”, detalhou o secretário.
Variantes Delta
No tocante à variante Delta de interesse da Vigilância Epidemiológica há 125 casos detectados no DF.
Todos eles com o sequenciamento genômico sendo 75 do sexo feminino e 50 do masculino. Há 30 casos de 20 a 29 anos, 26 de 40 a 49 anos e 26 casos de 50 a 59 anos.
Segundo Okumoto, essas são as faixas etárias que tem importância para ele, nesse estudo da variante Delta no DF.
Em relação aos óbitos provocados pela variante Delta, há a confirmação de oito óbitos, sendo quatro relativos a variante Delta e quatro ocorreram por outras causas senão o Covid-19.
Os dados são atualizados.
Em se tratando de situação vacinal, há 31 pessoas que tiveram ou têm o vírus Delta.
Dessas pessoas, todos eles estavam com o esquema completo de vacinação.
Já o esquema incompleto tinha 25 pessoas que tomaram apenas uma dose.
Já os não vacinados são 59 pessoas.
E não se aplica 5 indivíduos que estão abaixo do corte de idade de vacinação e em investigação, cinco pessoas, que estão pendentes de informações melhores para se poder avaliar precisamente a situação vacinal.
Okumoto informou também que dentro dos grupos de pessoas que estão infectadas com variante Delta, trabalhadores de saúde são 27 dos hospitais de apoio e 95 de outras profissionais. No total são 125 casos detectados no DF, segundo o resultado recente do Laboratório Central.
Contratação de recursos humanos
O secretário destacou que quanto à contratação de profissionais o edital de médicos temporários, que são 100 vagas e está no Diário Oficial do DF do dia 17/08.
A inscrição ocorrerá do dia 20 ao 24 de agosto para 100 médicos.
A ampliação da carga horária da região Oeste terá dez enfermeiros, um médico ginecologista, um médico neonatologista e dois médicos pediatras.
Já em relação aos contratados do edital do dia 12/8 são cargos efetivos para cobertura de vacâncias.
São seis administradores, três contadores, 10 farmacêuticos, cinco fonoaudiólogos, 23 enfermeiros de família em comunidade, oito enfermeiros obstetras e 30 técnicos de laboratório de hematologia e hemoterapia.
E a nomeação do DODF do dia 13/08, também temporários foram nomeados 95 enfermeiros, com 10 admitidos até agora, o prazo é até o dia 20, de motorista de 75 nomeados, dois foram admitidos.
Enquanto técnicos de enfermagem, de 13, nove foram admitidos até o momento, de 80, nove se apresentaram para assumir essas funções temporárias para assumir na SES-DF.
São funções, que terão vigência de seis meses, podendo ser renováveis por mais seis meses conforme autorização que temos por meio de lei. Hoje, foram nomeados 113 assistentes sociais para a Secretaria de Justiça, Desenvolvimento Social, da Mulher que são profissionais que atuam diretamente no auxílio da população mais vulnerável e a que é mais alcançada pelos efeitos a pandemia.
Seingas
O quantitativo de seringas para as outras marcas, além da Pfizer que são específicas, a é suficiente. Sobre o caso de vazamentos ocorridos em seringas, trata-se de uma eventualidade. “Por ser de plástico, muitas vezes não se consegue observar uma fissura nela. Então é um casos esporádico, individualizado em que aconteceu isso.
Sempre a nossa equipe observa as condições, embaladas em papel grau cirúrgico com plástico e dessa forma sempre a observação é importante.
Mas é um caso esporádico que aconteceu”, completou Okumoto.
Ele esclareceu ainda que a nova aplicação ou não em caso de vazamento da seringa é preciso haver uma avaliação do responsável técnico de enfermagem que pode observar o volume que foi desperdiçado pela rachadura da seringa.
“O certo, em princípio é que seja feita a vacinação dessa pessoa em decorrência que o volume correto que está dentro da bula designado é o que deve ser aplicado para que a pessoa possa ter a imunização”, detalhou o secretário da Saúde.
Fonte: Tudo OK Notícias
Nenhum comentário