ISAC amplia a qualidade do atendimento em duas unidades de saúde em Águas Lindas de Goiás Nos primeiros 60 dias da gestão ISAC, Instituto ...
Nos primeiros 60 dias da gestão ISAC, Instituto investiu nas pessoas e em tecnologia e implantou mudanças no fluxo do atendimento
A população de Águas Lindas de Goiás já pode contar com diversas melhorias na assistência proporcionada pelo Jeito ISAC de cuidar. Desde 1º de julho, o ISAC - Instituto Saúde e Cidadania está à frente da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia e do Hospital Bom Jesus.
Em 60 dias da gestão ISAC, as unidades apresentam melhorias como mudança de fluxo, aquisição de novos equipamentos de raio X, sistema de rastreio da rouparia e início de uma reforma estrutural.
“Mesmo nesse pequeno espaço de tempo, já conseguimos mostrar à população de Águas Lindas de Goiás o nosso Jeito ISAC com um atendimento mais humanizado, seguro e de qualidade aos nossos usuários. Para garantir melhores resultados, implantamos processos mais eficazes, fluxos bem definidos, treinamento constante das equipes e a implementação de equipamentos e tecnologia para gerar uma assistência mais resoluta”, afirmou Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.
As duas unidades são custeadas pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.
Balanço de atendimentos
Em dois meses de operação ISAC, a UPA Mansões Odisséia fez mais de 19.871 atendimentos de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia, além de um total de 18.194 exames (análises clínicas, raio X e eletrocardiograma). Já o Hospital Bom Jesus contabilizou mais de 5,5 mil atendimentos no mesmo período.
Um dos usuários acolhidos na UPA foi o técnico de Enfermagem Lucas Batista. Ele precisou de atendimento na unidade após sentir uma forte dor nas costas. Segundo ele, o que mais lhe chamou a atenção foi a integração da equipe e a proatividade em querer dar respostas ao paciente. “Saí de lá satisfeito, bem atendido e recomendando a UPA a todos”, destacou.
Modernização dos exames
Além do atendimento humanizado, a gestão ISAC nas unidades de Águas Lindas de Goiás tem sido marcada pelo uso da tecnologia para garantir maior resolutividade. É o caso do sistema de eletrocardiograma, que fornece o laudo do especialista em até dez minutos.
“Essa observação remota especializada assegura a melhoria dos indicadores de desempenho e qualidade. Permite, ainda, o desenvolvimento de estratégias para o melhor cuidado do indivíduo cardiológico com potencial impacto na segurança do paciente e desfechos clínicos”, avaliou Vinicius.
Para melhorar a área de radiologia foram adquiridos três novos aparelhos: um equipamento de raio X e um de revelação para a UPA Mansões Odisséia, e um aparelho de revelação para o Hospital Bom Jesus.
Com qualidade superior ao convencional, os novos aparelhos oferecem vantagens como maior agilidade e precisão diagnóstica.
Essa mudança possibilita também que o médico visualize as imagens diretamente no computador, dentro do próprio consultório, evitando a impressão das chapas.
Além disso, a Engenharia Clínica fez a manutenção preventiva do parque tecnológico dessas unidades, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos já existentes e a continuidade dos serviços prestados à população.
Tecnologia de rastreamento
De forma pioneira na região, as unidades ISAC no município implementaram a utilização de chip nos uniformes dos profissionais e enxoval utilizados pelos usuários.
A iniciativa permite a gestão da higienização dos materiais, otimizando de forma eficiente o controle destes itens. Na prática, o sistema torna mais ágil e assertivo o controle das peças utilizadas a partir da rastreabilidade de todo o enxoval.
O sistema verifica ainda se as peças usadas possuem ainda algum tipo de fluido infectante, por exemplo. Com isso, é possível avaliar os riscos de contaminação do indivíduo que utilizou o material e adotar medidas de profilaxia.
Reconhecimento facial
Outra novidade nas unidades administradas pelo ISAC em Águas Lindas de Goiás é a utilização de totem de autoatendimento com reconhecimento facial. O sistema já está em fase de implantação na UPA Mansões Odisséia e no Hospital Bom Jesus.
A implantação dessa tecnologia é um passo importante na automação de processos repetitivos, sujeitos à falha humana, e na integração com os diversos sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento dos usuários.
“Nosso objetivo é que a implantação dessa nova ferramenta ocorra de forma orgânica e suave, sendo também uma oportunidade para atualizar as informações dos nossos usuários”, explicou Luiz Antônio Costa, CEO da WeDo, empresa responsável pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
Usina de oxigênio
Na UPA Mansões Odisséia, o ISAC instalou uma usina de oxigênio com capacidade de produção de 158,57 litros por minutos, totalizando 6.840 metros cúbicos por mês. Isso representa cerca de 24 cilindros por dia.
O equipamento dá maior segurança aos pacientes atendidos que necessitarem do insumo, sobretudo, os infectados pelo novo coronavírus que precisam de suporte respiratório.
Organização dos fluxos
Para alinhar as mudanças e fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.
“É um momento de extrema importância para a equipe.
Durante essa breve reunião, podemos dar sugestões de melhoria, até mesmo de questões pontuadas pelos próprios pacientes. Também conseguimos identificar e resolver de maneira preventiva possíveis inadequações nos fluxos, tornando a jornada assistencial mais segura para os pacientes”, explicou Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC.
Com informações Ana Negreiros
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