Nascimento: Antônio Fernandes nasceu no dia 13 de agosto de 1921, na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. Resumo Histórico da C...
Nascimento: Antônio Fernandes nasceu no dia 13 de agosto de 1921, na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador e Técnico de Futebol:
Como jogador: Antoninho começou a praticar futebol nos clubes amadores da cidade de Santos, no E.C. São Paulo de Macapé e no Clube Atlético Theodor Wille, onde foi observado e conduzido ao Santos FC. Antoninho fez sua estreia como jogador de futebol profissional no dia 25 de maio de 1941. Era um verdadeiro camisa 10, possuidor de muita habilidade jogando na meia cancha e tinha muita facilidade em deixar os atacantes na cara do gol. Além de excelente atleta tinha uma paixão incondicional de torcedor pelo alvinegro praiano. Em determinado momento da carreira, surgiu um grande interesse do rival Palmeiras em contratá-lo e o Santos estava prestes a negociá-lo. Antoninho ficou em uma situação difícil, pois nunca passou em sua cabeça deixar o clube santista. Porém, para sua felicidade, a transferência para o Parque Antarctica não foi concretizada. Na época, havia uma competição denominada Campeonato Brasileiro de Seleções, que foi disputada entre 1922 e 1985. Antoninho era figura frequente em todas as convocações da Seleção Paulista, onde fez muito sucesso executando a função de construir jogadas ofensivas, acabando por receber da imprensa paulista o cognome de “Arquiteto da Vila Belmiro”. Sua maior frustação no futebol foi nunca ter sido convocado para defender a Seleção Brasileira. Poucos profissionais de futebol se doaram tanto a uma Agremiação como Antoninho. Para os antigos torcedores, o habilidoso camisa 10 foi o que se viu de melhor na Vila Belmiro antes do Rei Pelé. Permaneceu no Santos de 1941 a 1954. Sua despedida no Peixe ocorreu no dia 24 de novembro de 1954, em um amistoso realizado no Estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos, cujo resultado foi a vitória do clube carioca por 2 X 1. Antoninho, antes de encerrar a carreira, jogou duas temporadas no Jabaquara Atlético Clube do interior paulista.
Seleção Paulista de 1952 (Da esquerda para direita: Julinho Botelho, Antoninho, Baltazar, Pinga e Rodrigues)
Como Técnico:
Falecimento: Ocorreu no dia 16 de dezembro de 1976, aos 52 anos, em um acidente automobilístico na Via Anchieta, nas imediações de Santos, quando o carro que dirigia despencou em um barranco. Antoninho seguia com destino a cidade de São Paulo, onde seria entrevistado em um programa esportivo da TV Bandeirante e assistiria a uma partida entre São Paulo e Santos.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário