A iniciativa fez parte da 1ª Semana Integrada de Segurança do Paciente ISAC A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia e o...
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia e o Hospital Bom Jesus, unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Águas Lindas de Goiás, promoveram uma série de atividades com foco na prestação de uma assistência segura.
As ações fizeram parte da 1ª Semana Integrada de Segurança do Paciente ISAC, realizada nas unidades gerenciadas pelo Instituto nos estados de Goiás, Alagoas, Bahia, Pará, Paraná e Tocantins.
O objetivo da programação foi fortalecer a cultura da assistência segura e reforçar a importância de cada profissional em sua área de atuação para garantir um acolhimento seguro aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
“Para garantir uma assistência segura para o paciente é necessário que haja engajamento dos colaboradores de todos os setores da unidade. Promovemos uma série de atividades para que os profissionais possam ter esse olhar humanizado ainda mais apurado para assegurar um acolhimento seguro e de qualidade”, explicou Wallace Vasconcelos, coordenador de Qualidade das unidades ISAC em Águas Lindas.
Engajamento
Para promover maior interação entre os colaboradores que participaram da ação foram feitos jogos como o PitStop do Saber, com perguntas e respostas sobre assuntos relacionados à segurança do paciente, bem como varais com incentivo à atitude segura.
“Gostei bastante porque pudemos abordar um assunto que é de suma importância na rotina da unidade, de forma leve e bastante interativa. Esse formato auxilia a consolidar ainda mais os fluxos e protocolos que devem ser aplicados para um atendimento seguro”, explicou Flávia Ferreira, técnica de Enfermagem da UPA Mansões Odisséia.
Atualização
As ações referentes à segurança do paciente nas unidades ISAC em Águas Lindas de Goiás seguem um modelo de governança assistencial que possui protocolos e fluxos bem definidos. A organização da operacionalização dos atendimentos visa mitigar os riscos, bem como garantir a qualidade da assistência e segurança dos pacientes de forma a ampliar o sucesso do tratamento.
Para Hisys Correa Santos, coordenadora assistencial do Hospital Bom Jesus, a atualização permanente dos profissionais é fundamental na manutenção da excelência dos atendimentos.
“A capacitação constante das equipes traz como resultado um acolhimento cada vez melhor e seguro para os pacientes. Também fortalece entre os colaboradores a cultura organizacional da prestação de um atendimento humanizado e de qualidade. E quem ganha com isso são os pacientes atendidos em nossas unidades”, disse.
“A segurança do paciente é um pilar muito importante dentro da nossa assistência. Ter a oportunidade de participar de um evento sobre o tema fortalece ainda mais esse aspecto dentro da unidade”, pontuou Leomar Barbosa da Silva, enfermeiro da UPA Mansões Odisséia.
O Hospital Bom Jesus e a UPA Mansões Odisséia são unidades públicas de saúde custeadas pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e gerenciadas pelo ISAC.
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