Foto: Emanuelle Sena / Administração do Plano Piloto O incentivo à participação da população na PDAD – Pesquisa Distrital por Amostra de D...
Foto: Emanuelle Sena / Administração do Plano Piloto
O incentivo à participação da população na PDAD – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios é prioridade para Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto. A gestora usa suas redes sociais para falar da Pesquisa, assim como orientou a divulgação nos perfis da Administração Regional do Plano, que também realizou colagem de cartazes para divulgar a PDAD – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios. Ao receber o Presidente da Codeplan- Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Jean Lima, em 14 de outubro, a Administradora reforçou o apoio, ressaltando a importância de que haja contribuição da população com essa ação estratégica para a sociedade e para a gestão pública no Distrito Federal.
“Orçamento e planejamento só melhoram quando temos dados atualizados, produzidos cientificamente, quando conhecemos os problemas reais de cada segmento da população, além de termos melhor visão do próprio perfil populacional.”, afirma Ilka Teodoro. Segundo a Codeplan, a PDAD vai coletar informações de moradoras/es nas 33 regiões administrativas (RAs) da capital, alcançando 35 mil domicílios.
Foto: Robert Venâncio / Administração do Plano Piloto
A administradora explica que a PDAD “resulta numa fonte preciosa de subsídios para o planejamento de ações na gestão pública distrital, ainda mais que a realização do Censo - que tem metodologia diferente, é mais amplo e tem abrangência nacional - está atrasada.”
O incentivo à participação da população, para que receba as equipes devidamente capacitadas para observar protocolos sanitários e segurança, para que responda à PDAD, é mais estratégico porque o Censo, em âmbito federal, ainda não está em andamento.
Na pesquisa deste ano, ela também louva e destaca a inserção de questões de gênero, uma novidade implementada por meio de um questionário facultativo individual, “que enriquece ainda mais o processo, pois assim podemos pensar como planejar e destinar recursos do orçamento para prover – a partir de políticas públicas - as reais necessidades das mulheres do Plano Piloto e de outras regiões Administrativas que aqui circulam diariamente, por exemplo”.
Da redação com informações da PAÓ Comunicação
(61) 98179-9316
(61) 99953-7040
Nenhum comentário