América Mineiro Coelho – Mascote do América MG Fundação: 30 de abril de 1912. Resumo Históric...
América Mineiro Coelho – Mascote do América MG
Fundação: 30 de abril de 1912.
Resumo Histórico: Foi fundado por um grupo de jovens da elite mineira. Havia uma empolgação com o novo esporte que começava a virar mania no meio esportivo brasileiro. Então, esses rapazes resolveram criar um clube para praticar futebol. Entre eles não havia um consenso na escolha do nome e das cores do uniforme, o que foi feito através de sorteio. Além do nome atual, foram sugeridos: Arlequim, Guarany e Tymbiras. Para as cores do uniforme, ficaram estabelecidos o verde e branco. A 1ª Diretoria foi composta por alguns fundadores do Clube: Presidente - Afonso Silviano Brandão; Vice-presidente - Aureliano Lopes Magalhães; Secretário - Adhemar de Meira; Tesoureiro e Zelador - Oscar Gonçalves. No ano seguinte à sua fundação, foi feita uma fusão com o Minas Gerais FC. O elenco cresceu muito, principalmente com a chegada de alguns jogadores dissidentes do Atlético Mineiro, devido a problemas internos ocorridos no Alvinegro. Sua primeira grande vitória ocorreu em 14 de junho de 1914, quando derrotou o Atlético Mineiro por 1 X 0. O América Mineiro, em 1916, armou uma poderosa equipe e foi Deca Campeão Mineiro. O Primeiro jogo interestadual ocorreu em 02 de setembro de 1917, quando foi derrotado pelo Flamengo do Rio de Janeiro por 2 X 1. O América, desde sua fundação, utilizava no uniforme as cores verde e branco. O América era contrário à profissionalização do futebol, pois preferia continuar no amadorismo. Quando foi introduzido o futebol profissional em Minas Gerais, o América, que era contrário a essa mudança, como protesto, passou a utilizar por 10 anos as cores vermelho e branco. Em 1943, voltou a utilizar as cores originais. O uniforme atual nas cores verde e preto, listradas no sentido vertical, foi utilizado pela 1ª vez em um amistoso contra o Nacional do Uruguai no Mineirão, cujo resultado foi 2X2.
2 x 2
Localização: O América está sediado em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, uma das cidades mais importantes do país. Historicamente rica nos aspectos econômicos, políticos e culturais, possui importantes monumentos, parques e museus. É também conhecida por ser considerada a Capital Nacional dos Botecos, em função da grande quantidade de bares na cidade. Na música, revelou grandes artistas reconhecidos no Brasil e no exterior, como Milton Nascimento, Wagner Tiso, Lô Borges, Pato Fu, Wander Lee, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, a Banda Skank e outros artistas.
Centro Cultural de Belo Horizonte
Estádio: O América Mineiro manda seus jogos no Estádio Raimundo Sampaio, que é conhecido popularmente como Independência, localizado na Cidade de Belo Horizonte, com capacidade para 23.018 espectadores.
Estádio Independência – Belo Horizonte
2020 – Participação do América de Minas Gerais em competições:
Campeonato Mineiro Série A.
Campeonato Brasileiro Série B.
Copa do Brasil.
Nenhum comentário