(crédito: Brandon Bell) Todas as pessoas estavam no voo internacional de Cancún, no México. Com o casal que testou positivo na sexta-feira (...
(crédito: Brandon Bell)
Todas as pessoas estavam no voo internacional de Cancún, no México. Com o casal que testou positivo na sexta-feira (17/12), são 14 casos confirmados desta viagem.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SEE-DF) confirmou, por meio de uma nota à imprensa, na noite desta terça-feira (21/12), 12 novos casos da variante ômicron, além do casal que testou positivo na última sexta-feira (17/12). Todas essas pessoas tiveram contato durante a viagem internacional de Cancún, no México.
Segundo a pasta, foi realizada a investigação e o monitoramento das pessoas que tiveram contato com os dois passageiros já confirmados, que chegaram de Cancún, no México, na segunda-feira (14/12). Com isso, a Secretaria confirma a identificação de 14 casos de ômicron importados da cidade mexicana.
Ao todo, foram contactadas 58 pessoas. Dessas, 15 receberam o teste positivo para a covid-19. As 43 restantes apresentaram resultado não detectável para a doença. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) realizou o sequenciamento genômico de todos os casos confirmados e para 12 amostras foi identificada a variante ômicron. Nas outras três amostras, não foi possível realizar o sequenciamento. Todas as amostras serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo para validação.
Foi confirmado também que seis são do sexo feminino e oito do sexo masculino, com idade entre 20 a 49 anos. Do total de casos confirmados, 13 foram vacinados com duas doses da vacina contra covid-19 e estão com o ciclo vacinal completo.
A pasta informou que não há manifestações graves da doença até o momento. “Nenhum caso apresentou sinais de gravidade e todos permanecem em monitoramento pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/SES)”, disse em nota.
Os dois primeiros pacientes vieram da África e já estão curados. Há um outro viajante de voo internacional vindo do Canadá, após ter feito conexão no Panamá, que testou positivo para covid-19 na última sexta e a Saúde investiga se a infecção é da ômicron.
Da redação com informações do CB
Nenhum comentário