Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A Variante Ômicron apareceu na Holanda antes de anúncio da África do Sul

  Nova cepa foi detectada em amostras colhidas em 19 e 23 de novembro; não se sabe se pacientes visitaram o continente africano Anthony Deut...

 Nova cepa foi detectada em amostras colhidas em 19 e 23 de novembro; não se sabe se pacientes visitaram o continente africano

Anthony DeutschBart H. Meijerda Reuters em Amsterdã

A variante Ômicron do coronavírus foi detectada na Holanda em testes coletados nos dias 19 e 23 de novembro, antes de a África do Sul relatar a nova cepa à Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 24 de novembro.

A descoberta coloca uma nova data de entrada do vírus em território holandês, antes portanto de dois voos que chegaram da África do Sul na semana passada trazendo o vírus, disseram autoridades de saúde holandesas nesta terça-feira (30).

“Encontramos a variante Ômicron do coronavírus em duas amostras de teste que foram coletadas em 19 e 23 de novembro”, disse o instituto. “Não está claro ainda se essas pessoas visitaram o sul da África.”

Pelo menos 14 pessoas em voos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo chegaram ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, em 26 de novembro carregando a nova variante, disse o Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda (RIVM). Até então, o dia 26 era a data inicial de entrada do vírus em território holandês.

A descoberta da Ômicron gerou preocupações em todo o mundo sobre a possibilidade de resistência da cepa às vacinas e um prolongamento da pandemia de Covid-19, que já dura quase dois anos.

Autoridades holandesas também estão tentando entrar em contato e testar cerca de 5 mil outros passageiros que chegaram de viagem da África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia ou Zimbábue.

Na Holanda, medidas mais duras de combate à Covid-19 entraram em vigor no domingo para conter as taxas de infecções diárias em patamar recorde de mais de 20 mil e aliviar a pressão sobre os hospitais.

Da redação com fonte da CNN Brasil

Posto de vacinação no Museu Da República, no Catete, no Rio de Janeiro


Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel