Árvore de 15 metros de altura caiu na madrugada deste sábado (4), na 414 Sul, no DF — Foto: TV Globo /Reprodução Comerciantes do bloco C da ...
Árvore de 15 metros de altura caiu na madrugada deste sábado (4), na 414 Sul, no DF — Foto: TV Globo /Reprodução
Comerciantes do bloco C da 414 Sul suspenderam funcionamento dos estabelecimentos neste sábado (4) após galhos da árvore danificarem toldos e telhados. Ninguém ficou ferido.
Uma árvore de aproximadamente 15 metros caiu na madrugada deste sábado (4) e atingiu quatro lojas da 414 Sul, no Distrito Federal. Segundo moradores, não chovia na hora, mas tinha chovido momentos antes e ventada na hora da queda. Ninguém ficou ferido, mas os comerciantes tiveram que suspender o funcionamento dos estabelecimentos já que os galhos da árvore danificaram toldos e quebraram calhas e o telhado de algumas lojas.
Os bombeiros chegaram ao local pela manhã identificaram que a árvore é da espécie angico, que pode atingir 20 metros de altura e é muito encontrada em florestas, no cerrado e também na caatinga. Eles tiveram que usaram motoserra para tirar os galhos que impediam a passagem dos pedestres pelo local.
Comerciantes reclamam da atuação do poder público para prevenir quedas como essa.
"Já faz um tempo que estamos fazendo denúncia das árvores que estão com perigo de cair na Novacap, da ouvidoria da administração, mas ninguém tomou providência e agora a árvore caiu em cima do nosso comércio. Eu tive um prejuízo na minha cozinha, tive que fechar minha cozinha, num sábado. Vai ser um prejuízo ai de R$ 5 mil, no mínimo, fora o prejuízo de não operar hoje", reclamou Cecília Araújo, dona de uma confeitaria.
A reportagem aguarda posicionamento da Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap).
Árvore de 15 metros de altura cai em cima de comércio, na 414 Sul, no DF — Foto: TV Globo /Reprodução
7 vezes mais quedas de árvore
Em novembro, uma árvore caiu na 104 Norte e amassou o teto e o porta-malas de um carro — Foto: TV Globo /Reprodução
Até o final de outubro, segundo a Novacap, o número de queda de árvores aumentou sete vezes em relação ao ano passado. Ao todo, 5.076 mil árvores caíram. Em 2020, foram 671.
Em novembro, uma árvore caiu na 104 Norte e amassou o teto e o porta-malas de um carro. Os bombeiros e a Novacap tiveram que atuar para liberar a via, porque os galhos bloqueada a entrada e a saída dos veículos de seis blocos na quadra.
Alerta para chuvas intensas
Céu de Brasília nublado — Foto: TV Globo/Reprodução
O DF está em alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa chuva intensa e ventos entre 60 e 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de ganhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nenhum comentário