Foto: Wilson Susuki/Arquivo Público do DF Em 1993, o destaque na linha do tempo é a promulgação da Lei Orgânica do DF, principal desafio d...
Foto: Wilson Susuki/Arquivo Público do DF
Em 1993, o destaque na linha do tempo é a promulgação da Lei Orgânica do DF, principal desafio da primeira Legislatura da Câmara Legislativa (1991-1994).
Fatos marcantes da atuação da Câmara Legislativa do Distrito Federal integram exposição virtual que conta a história da instituição tornada símbolo da luta pela participação popular no processo democrático. Ao longo de três décadas de atividades, a CLDF, instalada em janeiro de 1991, vem garantindo aos brasilienses direitos civis, políticos e sociais. “A comunidade se reúne em torno da Casa para exercer a cidadania plena”, atestam os organizadores no texto de apresentação da mostra “Câmara Legislativa do Distrito Federal: 30 Anos de Representatividade”, que será lançada nesta terça-feira (14), às 14 horas, em evento com transmissão pela TV Câmara Distrital.
Linha do Tempo
Sobre os primeiros anos, a mostra relembra, por exemplo, a posse dos deputados distritais após longo período no qual a função legislativa havia sido exercida pela Comissão do DF do Senado Federal. Naquele tempo, entre outras atividades, a Câmara Legislativa organizou-se internamente, realizou concurso para compor o quadro de servidores, trabalhou na elaboração do Regimento Interno e na construção da Lei Orgânica do DF.
A partir dos anos 2000, a CLDF estreita sua ligação com a comunidade, torna-se protagonista de grandes debates, além de concluir o ciclo de instalação física, com a construção e mudança para uma sede própria, de fácil acesso, localizada no Eixo Monumental. O parlamento do DF também inicia discussões sobre o impacto das novas tecnologias na vida dos cidadãos, incrementa a articulação com os demais poderes e aprova medidas com o objetivo de modernizar o Distrito Federal e prepará-lo para os desafios do século XXI.
Nos últimos dez anos, evidencia a exposição, a Casa entrou em um ciclo de maturidade institucional caracterizado pelo diálogo permanente com a sociedade, modernização de processos legislativos e ampliação de ações de Transparência e Governança.
A atuação da CLDF perpassa todos os temas de interesse do Distrito Federal e, por isso, tem buscado uma maior comunicação com a população: além de ampliar seu aparato de tecnologia da informação, criou, neste 2021, um canal aberto de televisão.
Em seu trigésimo aniversário, a Câmara Legislativa assumiu ainda um papel central na recuperação da economia, na geração de emprego, na mitigação da fome e na reconstrução de vários aspectos da vida em comunidade, após passada a fase mais aguda da pandemia de Covid-19.
Da redação com informações da Agência CLDF
Nenhum comentário