Asa de Arapiraca Masc...
Asa de Arapiraca Mascote - Fantasma
Fundação: 25 de setembro de 1952.
Resumo Histórico: O futebol sempre foi uma forma de lazer do trabalhador brasileiro, portanto o Asa teve sua origem através de funcionários da Empresa Camilo Colier, responsável pela construção da ferrovia da região, que na sua maioria era de arapiraquenses. Nos dias de folga, os funcionários recorriam ao futebol como forma de diversão. Eles solicitaram à direção da Empresa a construção de um campo de futebol. Com a reivindicação aceita, criaram um time denominado Ferroviário, que utilizava as cores preto e branco, semelhantes as do Clube atual. O Campo da Estação passou a ser o point de encontro dos arapiraquenses. Com o fim da construção da ferrovia, o Ferroviário foi desativado. Inconformados com o fim do futebol na cidade, empresários e autoridades locais reuniram-se no dia 25 de setembro de 1952 e fundaram a Associação Sportiva Arapiraca, cujo primeiro Presidente foi o Sr. Antônio Pereira Rocha. Em 1977 a denominação do clube mudou para Associação Sportiva Arapiraquense.
Localização: O Asa está localizado na cidade de Arapiraca, no interior do estado de Alagoas, distante 128 Km da Capital Maceió. A cidade foi elevada a município na década de 70, em função da cultura de produção de fumo, considerado “Ouro Verde”.
Arapiraca - Alagoas
Estádio: O Asa de Arapiraca manda seus jogos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, também conhecido como Fumeirão ou Estádio Municipal de Arapiraca. Tem capacidade para 15.000 pessoas.
Estádio Municipal de Arapiraca - Alagoas
Campeonato Alagoano: O Asa foi campeão alagoano em 1953, quando disputou o Campeonato Estadual pela primeira vez. O Título do Asa foi cercado de muita polêmica. A forma de disputa daquele ano foi organizada em dois grupos, um da capital e outro do interior. O Asa venceu o grupo do interior, vencendo na final o CSE de Palmeiras dos Índios. O vencedor do grupo da capital foi o Ferroviário de Maceió, que pelo regulamento decidiria o título Estadual com o Asa de Arapiraca. Porém, o Ferroviário de Maceió negou-se a disputar a final contra o ASA. A Federação Alagoana de Desportos, através do Ato nº 6 de 20 de março de 1954, declarou o Asa campeão estadual de 1953. No ano seguinte, o Ferroviário de Maceió, novamente campeão da capital, venceu o 29 de setembro de São Miguel, campeão do interior, e se auto declarou bicampeão alagoano. O título do Asa acabou caindo no esquecimento.
CSE de Palmeiras do Índios Ferroviário de Maceió
Garrincha: Em 1973, já se despedindo do futebol, Garrincha jogou quase 90 minutos com a camisa do Asa no amistoso ASA 1 X 0 CSA. O craque correu, driblou e só faltou fazer o gol. Saiu de campo ovacionado pela torcida alagoana.
Homenagem à Cidade: O Asa homenageou em 1982 a Cidade de Arapiraca, considerada a Capital Brasileira do Fumo, passando a incluir a cor verde no seu uniforme. Porém, em pouco tempo voltou a utilizar as cores alvinegras.
Retomada do Título: Em 1998 José Pereira Neto, torcedor e advogado, auxiliado por Lauthernay Perdigão, Diretor do Museu de Esportes de Maceió, encontrou o Ato nº 6, publicado na Gazeta de Alagoas, resgatando o título de Campeão Alagoano de 1953, para o Asa de Arapiraca.
Brasileiro Série A: O Asa de Arapiraca disputou a elite do futebol brasileiro em 1979, sendo classificado como 40º entre 94 participantes. Fazendo referência ao seu Mascote, os torcedores falavam que o Fantasma agora estava assombrando em nível Nacional. Ficou também marcada nacionalmente essa passagem pela Série A na música de Chico Buarque e Edu Lobo “E se”, gravada também pelo cantor Francis Hime. Fragmento da Música:
“Se o Pão de Açúcar desmanchar
Se tem sopa pro peão
Se o oceano incendiar
Se o Arapiraca for campeão
(...)”
Tríplice Coroa: O Asa de Arapiraca, em 2005, conquistou a Tríplice Coroa ao ganhar no mesmo ano os seguintes títulos: Copa Maceió, Copa Alagoas e Copa Alagipe.
Estatística:
2022 - O Asa de Arapiraca disputará as seguintes competições:
Campeonato Alagoano.
Copa do Brasil.
Campeonato Brasileiro Série D.
Copa Alagoas .
Nenhum comentário