Todas as pessoas, em algum momento da vida, já sentiram ciúmes de alguém que ama e tem muito medo de que essa pessoa saia da sua vida. Com i...
Todas as pessoas, em algum momento da vida, já sentiram ciúmes de alguém que ama e tem muito medo de que essa pessoa saia da sua vida.
Com isso, o ciúme pode ser muito saudável e benéfico para uma relação. Já que, em alguns casos, ele pode significar um certo tipo de zelo, cuidado e preocupação.
No entanto, caso não exista cautela e um diálogo entre o casal para determinar quais serão os limites da relação, o ciúme pode evoluir para um sentimento, extremamente, tóxico e prejudicial, tanto para a relação amorosa, quanto para quem está sofrendo pelo ciúme doentio do seu companheiro e, até mesmo, para o ciumento excessivo.
Além da relação amorosa, a verdade é que nenhum tipo de relacionamento sobrevive a um ciúme paranóico.
Independentemente de ser em uma relação de amizade, no ambiente de trabalho, entre os familiares ou, até mesmo, em uma relação amorosa com um velho rico, é preciso ter muita atenção com o limite do ciúme, para que ele não alcance níveis patológicos.
Apesar dos sinais do ciúme paranóico serem bem evidentes para algumas pessoas, ele costuma não se manifestar logo no início de uma relação, sendo muito difícil para identificar os seus sinais, após eles começarem a ser apresentados.
Sem contar que muitas pessoas, mesmo percebendo o ciúme paranóico do seu parceiro, não conseguem tomar uma atitude, por causa do apego afetivo que foi desenvolvido na relação.
Basicamente, o ciúme paranóico se inicia disfarçado de um ciúme saudável. Ou seja, no começo, o ciumento demonstra ciúmes bobos, que podem até ser engraçados e não são nada prejudiciais para o relacionamento.
No entanto, à medida que o tempo vai passando, o ciúme vai se evoluindo e o ciumento começa a ser, extremamente, invasivo, agressivo, controlador e violento.
Por isso, se você está percebendo algum desses sinais no seu parceiro, busque ajuda com alguém de confiança ou ligue 190 para denunciar.
Por Julia Pautas
Nenhum comentário