Ponte Preta Mascote da Ponte Preta - Macaca Data de Fundação: foi fundada em 11 de agosto de 1900. Res...
Ponte Preta Mascote da Ponte Preta - Macaca
Data de Fundação: foi fundada em 11 de agosto de 1900.
Resumo Histórico do Clube: A.A. Ponte Preta foi fundada em 1900, por alunos do Colégio Culto a Ciência da Cidade de Campinas, que eram adeptos a prática do futebol, dentre eles Miguel do Carmo, Luiz Garibaldi Burghi, Antônio Oliveira, Alberto Aranha, Dante Pera, Zico Vieira e Pedro Vieira da Silva, que foi eleito o 1º Presidente da história do clube. O nome escolhido a nova agremiação foi Associação Athetica Ponte Preta (grafia da época). A Associação Atlética Ponte Preta é o mais antigo clube de futebol em atividade no Estado de São Paulo e o segundo no Brasil. O surgimento da Agremiação está ligada ao crescimento e desenvolvimento da cidade de Campinas. Em 1870, foi iniciada a construção da Ferrovia Paulista, que tinha como objetivo ligar as cidades de Jundiaí a Campinas. Quando foi iniciada a instalação dos trilhos da ferrovia, houve a necessidade da construção de uma ponte, que foi construída de madeira, e tratada com piche, para sua melhor conservação. Em função da cor enegrecida do produto aplicado, o viaduto passou a ser conhecido no local como ponte preta, obra símbolo da localidade, tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade de Campinas, através da resolução nº 34 de 25 de abril de 2001, tornando-se também um bem de interesse arquitetônico, histórico e urbanístico do Município. A partir de então, o bairro onde surgiu o clube, passou a ser denominado Ponte Preta. Em 1910, a A,A. Ponte Preta participou de sua primeira competição em nível municipal, que foi o 2ª Campeonato Campinense de Futebol, com a participação de clubes da região. No ano de 1910, existiam em Campinas os seguintes clubes de futebol: AA Ponte Preta, Americano FC, Mogyana AC, London FC, AA Campineira, SC Operário e AS Palmeiras. Em 1912, juntamente com seis clubes do Município foi criada a “Liga Operária de Foot-Ball Campinense que promoveu o 2ª campeonato campinense de futebol. Que foi vencido pela Ponte Preta; derrotando o Guarany FC na primeira e histórica decisão do Derbi Campineiro, que até hoje é um dos clássicos mais conhecido do país . No dia 28 de fevereiro de 1935, em reunião na residência do Presidente da Ponte Dr. Francisco Ursaia, foi criada em definitivo a Liga Campinense de Futebol. A Ponte Preta, no início de sua trajetória vitoriosa conquistou dez títulos campinense ( 1912, 1931, 1935, 1936, 1937, 1940, 1944, 1947, 1948 e 19510). A Macaca como é conhecida por sua fanática torcida, figura entre os maiores clubes do futebol nacional.
Ponte que deu origem do nome da A.A. Ponte Preta
Primeiro negro no futebol Brasileiro: Miguel do Carmo, nascido em 10 de abril de 1985 na cidade de Jundiaí que trabalhava como Segundo Fiscal da linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, sediada em Campinas no fim do Século XIX. Miguel serie apenas mais um atleta que se empolgava com o futebol recentemente trazido por imigrantes europeus, se não fosse um detalhe que para época significaria mais que isso: “a cor de sua pele”. Negro nascido três anos antes da Abolição da Escravatura no país. Miguel se tornou o primeiro descendente de africanos a jogar futebol em um clube brasileiro, nas primeiras partidas da história da Associação Atlética Ponte Preta, logo após a sua fundação em 1900,
Miguel do Carmo
Localização: A Associação Atlética Ponte Preta está sediada na cidade de Campinas no interior do Estado distante 99 Km da Capital Paulista. Campinas foi fundada no dia 14 de julho de 1974 sendo uma das mais desenvolvidas cidades brasileiras.
Campinas – São Paulo
Estádio: A Associação Atlética Ponte Preta manda seus jogos no Estádio Moisés Lucarelli, inaugurado em 12 de setembro de 1948, com capacidade para 35 mil espectadores. Para dar maior conforto e segurança para os torcedores em 2016, através do CNEF foi reduzida sua capacidade para 19.728. Trata-se de um estádio de propriedade do Clube que tem o orgulho de ter sido construído pelo empenho de seus próprios torcedores.
Estádio Moisés Lucarelli – Campinas – São Paulo
Estatística:
2022 – Participação em competições
Série A-1 do Futebol Paulista.
Campeonato Brasileiro Série B.
Copa do Brasil.
Nenhum comentário