Bangu A.C Castor – Mascote banguense Fundação : 17 de abril de 1904 (117 anos). Resumo Histórico do...
Bangu A.C Castor – Mascote banguense
Fundação: 17 de abril de 1904 (117 anos).
Resumo Histórico do Clube: Teve origem na Fábrica de Tecidos Bangu, no bairro de mesmo nome da Zona Oeste do Rio de janeiro, ainda no século XIX. Alguns britânicos, entre eles Thomas Danohoe, apresentaram o futebol aos funcionários da Fábrica, trazendo da Europa bolas e outros equipamentos necessários para praticar o chamado esporte bretão.
Chegada do futebol no Brasil: Muitos historiadores afirmam que Charles Miller, filho de pai escocês e mãe brasileira com ascendência inglesa, foi quem trouxe o futebol para o Brasil. Charles, aos 10 anos, foi estudar na Inglaterra e ao regressar no ano de 1894, para trabalhar com seu pai na Estrada de Ferro Santos Jundiaí (E.F.S.J.), trouxe em sua bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro de regras de futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. Foi considerando o responsável pela disseminação do futebol no Brasil. Outros historiadores afirmam que o futebol foi praticado pela primeira vez no Brasil no bairro de Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, na fábrica de tecidos, introduzido também pelos britânicos, dentre eles o inglês Thomas Danohoe, que trouxe do velho mundo bolas de futebol e passou a praticar o esporte com os operários. No entanto, prevalece a teoria de que Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil. Alega-se que em Bangu os jogos ocorriam em campos fora das medidas oficiais e que não tinha uma organização de uniformes, o que chamamos hoje de "peladas". O importante é que o futebol é a paixão de muitos brasileiros, praticado por inúmeros aficionados e sonho de muitos meninos e adolescentes que desejam se tornar profissionais da bola.
1ª Partida de futebol do Bangu A.C.: Ocorreu no dia 24 de julho de 1904, quando foi derrotado por 5 X 0 pela A. A. Rio Cricket, time de origem inglesa da cidade de Niterói-RJ.
Rio Cricket
Localização: O Clube banguense está localizado em Bangu, bairro da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
Bangu Shopping – Antiga Fábrica de Tecidos Bangu
Estádio: O Bangu manda seus jogos no Estádio Guilherme da Silveira, localizado no bairro de Moça Bonita, com capacidade para 9.564 pessoas.
Estádio Guilherme da Silveira
Mascote: O Castor foi escolhido para ser a mascote do clube. Uma justa homenagem ao ex-presidente Castor de Andrade, que na sua gestão investiu pesado, contratando jogadores qualificados e colocando o Bangu em condições de igualdade para fazer frente aos grandes times do Rio de Janeiro.
Maiores Conquistas:
Títulos de Campeão Carioca de 1933 e 1966.
Em 1960, foi Campeão do Torneio Internacional Soccer League nos Estados Unidos.
Em 1963, foi considerado o melhor time da Cidade do Rio de Janeiro.
Em pé: Élcio Jacaré, Ubirajara, Mario Tito, Zózimo, Ocimar e Nilton dos Santos. Agachados: Paulo Borges, Biachini, Parada, Roberto Pinto e Mateus.
O Bangu é um clube tradicional do Rio de Janeiro. Embora não esteja atravessando um bom momento, tem uma torcida vibrante. Mesmo torcendo por um dos quatro grandes Clubes do Rio, os moradores de Bangu têm um carinho muito especial pelo Clube Banguense. Na sua história centenária, o Bangu A.C. teve em suas fileiras renomados técnicos de futebol e dezenas de jogadores que tiveram a honra e a felicidade de envergar a camisa do time de Moça Bonita.
Técnicos: Aymoré Moreira, Evaristo de Macedo, Flávio Costa, Gentil Cardoso, Martim Francisco, Moisés, Ondino Vieira, Paulo César Carpeggianii, Zagalo, Yustrich, dentre outros.
Jogadores: Domingos da Guia, Ademir da Guia, Mauro Galvão, Cláudio Adão, Marinho, Aladim, Artuzinho, Mário Tito, Zózimo, Calazães, Paulo Borges, dentre outros.
Estatística:
2022 – Competições previstas:
Campeonato Carioca Série A.
Copa Rio.
Nenhum comentário