Comerciantes têm 90 dias para solicitar a adequação do horário - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press). Medida publicada nesta terç...
Comerciantes têm 90 dias para solicitar a adequação do horário - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press).
Os estabelecimentos comerciais de Ceilândia que vendem bebidas alcoólicas têm novo horário de funcionamento. Uma medida publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (15/7) reduz a abertura dos locais. Entre domingos e quartas-feiras, as lojas poderão funcionar até meia-noite. Das quintas-feiras aos sábados, o horário será até as 2h.
Os comerciantes com funcionamento que extrapole os limites da medida têm 90 dias para solicitar a adequação do horário, por meio do sistema RLE@digital. O documento desta terça (19/7) também afeta quiosques e trailers de Ceilândia, além de versar sobre veículos automotivos.
Na prática, a medida não acarretará mudanças para os comércios devidamente estabelecidos. "Para nós, do segmento, não altera nada. É o horário que sempre funcionamos. A regra é para tentar segurar a informalidade", explica Jael Antônio da Silva, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar). "Ceilândia, assim como muito outros lugares do DF, tem muito comércio irregular. Essa regra se refere, principalmente, a eles. Agora, há um instrumento para as entidades que vão fazer a fiscalização", completa.
Beto Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), reforça a colocação de Jael. "O horário colocado é o mesmo dos estabelecimentos do Plano Piloto. A medida ressalta a importância da regularização dos empresários, que precisam estar com a licença de funcionamento em dia, com os órgãos responsáveis. É a importância da legalização e da formalização das empresas, uma pauta que eu vou sempre defender", finalizou Beto.
O Correio entrou em contato com as secretarias de Governo e de Segurança Pública do DF. O espaço segue aberto para manifestações.
Nenhum comentário