Moisés Bonsucesso FC ...
Moisés Bonsucesso FC
Início da carreira de jogador
Nascimento: Moisés Matias de Andrade nasceu no dia 30 de novembro de 1948, na cidade de Resende, interior do estado do Rio de Janeiro.
Resumo histórico da carreira do jogador: Iniciou sua carreira no Bonsucesso F.C. em 1966. Moisés era um daqueles jogadores que impunha respeito dentro da sua área defensiva. Pela forma viril de atuar, era conhecido como Xerife e foi muito respeitado pelos atacantes adversários. Era o que podíamos chamar de Zagueiro/Zagueiro: tinha um ótimo posicionamento, era muito técnico, disputando as jogadas com muita raça, e dava muita segurança na defesa dos clubes que defendeu. Em 1971 foi transferido do Botafogo para o Vasco da Gama, onde viveu a melhor fase de sua careira jogando com destaque no Clube de São Januário. Foi convocado para compor o elenco da Seleção Brasileira e para participar de um jogo amistoso contra a União Soviética em Moscou, onde o Brasil venceu por 1 X 0 com o gol marcado por Jairzinho. Fez parte do elenco vascaíno que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974. Apesar do seu estilo de jogo, foi poucas vezes expulso de campo durante sua carreira. Moisés citou uma frase que ficou marcada nos anais do futebol: “Zagueiro que se preza não pode ganhar o Belfort Duarte”. Jogou nos 4 clubes de maior investimento do Rio de Janeiro e foi campeão paulista pelo Corinthians. Em 1983, encerrou sua carreira de jogador profissional no Bangu A.C., iniciando em seguida uma nova etapa no futebol como treinador.
Prêmio Belfort Duarte: Criado em 16 de agosto de 1945, pelo extinto Conselho Nacional de Desportos, e instituído em 01 de janeiro de 1946, era destinado a jogadores de futebol disciplinados, amadores ou profissionais, que tivessem em suas respectivas carreiras ao menos duzentos jogos oficiais sem sofrer expulsões ao longo de dez anos. Esses jogadores recebiam um diploma, uma medalha e uma carteirinha que concedia entrada gratuita em qualquer estádio de futebol do Brasil.
Time do CR Vasco da Gama – Década de 1970
Em pé: Andrada, Fidélis, Eberval, Gaúcho, Moisés e Renê.
Agachados: Marco Antônio, Buglê, Ferretti, Luís Carlos e Gilson Nunes.
Curiosidades:
Moisés tinha uma grande paixão pelo carnaval. Na década de 1970, participava de um bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas do bairro de Madureira, o Bloco das Piranhas, onde participavam transvestidos de mulheres vários jogadores famosos do futebol carioca.
Bloco das Piranhas, tradicional do Bairro de Madureira nos carnavais dos anos 70, formado por jogadores de futebol. Da esquerda para a direita, Joel Santana, Brito e Moisés de vestido preto, dentre outros famosos (Foto arquivo do jornal O GLOBO – 03.03.1973).
Moisés, além do futebol, tinha uma outra paixão nos momentos de lazer: praticava a pesca submarina.
Moisés
Como Jogador:
Como Treinador:
Falecimento: Moisés faleceu no dia 26 de agosto de 2008, no Rio de Janeiro, vítima de câncer pulmonar.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário