Dirceu Início da carreira de ...
Dirceu Início da carreira de jogador
Nascimento: Dirceu José Guimarães nasceu no dia 15 de junho de 1952, na cidade de Curitiba, estado do Paraná.
Resumo histórico da carreira de jogador: Começou a dar os primeiros passos de sua vitoriosa carreira no Infantil do Coritiba F.C. O seu crescimento como atleta, aliado ao seu excelente desempenho nas competições da base, fez com que Dirceu passasse a integrar o elenco profissional. Foi lançado no time principal no dia 13 de abril de 1970, pelo técnico Filpo Nunes, em um jogo amistoso contra o CSKA da Bulgária. Dirceu fez o seu primeiro gol no time profissional em 1972, contra o Atlético Paranaense, no clássico denominado “Atletiba”, jogo de muita pegada em função da rivalidade história entre as duas equipes paranaenses. Dirceu era dotado de um condicionamento físico invejável. Ocupava todo o campo, diminuía os espaços dos adversários e partia para o ataque com muita velocidade. Devido a essa performance em campo, recebeu o apelido de “formiguinha”. Mostrou sua arte jogando em clubes do Brasil, do exterior e na Seleção Brasileira, onde participou em 1972 da Olimpíada de Monique, na Alemanha Ocidental, e das Copas do Mundo da FIFA nos anos de 1974 na Alemanha Ocidental, 1978 na Argentina e 1982 na Espanha. Nos seus 25 anos de carreira, nunca foi punido com cartão vermelho.
Curiosidades:
No ano de 1975, Dirceu fez parte do time mais técnico da história do futebol do Fluminense do Rio de Janeiro, denominado “Máquina Tricolor”, composto de craques como Rivelino, Carlos Alberto Torres, Paulo Cesar Caju, Edinho, Toninho, Rodrigues Neto, Gil e Doval.
Na Copa do Mundo realizada na Argentina em 1978, Dirceu foi eleito pela FIFA o 3º melhor jogador de futebol do mundo.
Em 1994, Dirceu disputou o Campeonato Mundial de Showbol, realizado na cidade de Pachuca, no México. O Brasil disputou a terceira colocação, vencendo a Argentina de Diogo Maradona.
Dirceu encerrou sua carreira em 1987, no Yacatán do México. O jogo de sua despedida do futebol profissional, foi realizado no Estádio Jalisco, na cidade de Guadalajara no México, contando com as presenças dos amigos Zico e Roberto Dinamite.
Dirceu jogou Futsal em dois clubes da Itália: no Harvey Bologna em 1991 e no Giampaoli Ancona de 1993 a 1994.
Dirceu teve uma passagem vitoriosa no clube Ebolitana-1923, entre 1989 e 1991, modestíssimo clube de Eboli, cidade da Província de Salermo na Itália. Por suas brilhantes atuações e idolatrado pela calorosa e fanática torcida ebolitana, foi homenageado com seu nome o “Stádio Dirceu José Guimarães”, nova Praça de Esportes da Cidade Provinciana, com capacidade para 15.000 pessoas.
Tragédia e falecimento: Após 17 anos residindo no exterior, Dirceu resolveu fixar residência na cidade do Rio de Janeiro. Uma semana após chegar ao Brasil, vindo de uma partida de futebol com ex-jogadores na Barra da Tijuca, acompanhado de seu amigo Italiano Pasquale Sazio, foi vítima da irresponsabilidade de rapazes que faziam “racha”. Colidiram de forma violenta no seu Puma, e ele e o amigo veio a falecer. O acidente ocorreu na madrugada de 15 de setembro de 1975. Dirceu deixou três filhos e a esposa grávida.
Nenhum comentário