Gil Início da Carreira de jogador de Futebol Nascimento: Gilberto Alves nasceu no dia...
Gil Início da Carreira de jogador de Futebol
Nascimento: Gilberto Alves nasceu no dia 17 de dezembro de 1950, na cidade de Nova Lima, interior do Estado de Minas Gerais.
Resumo Histórico da Carreira do Jogador: Gil começou a despontar para o futebol ainda muito jovem, no Villa Nova de Nova Lima, jogando como ponta direita nas categorias amadoras do clube do interior mineiro, onde tinha o apoio e o incentivo do seu pai, Sr. José Maria, que apostava no sucesso do filho. Não demorou a despertar o interesse do Cruzeiro FC, onde em 1967 iniciou suas atividades, participando de boas atuações na equipe Juvenil. Tudo caminhava para em breve ser promovido ao time principal, concorrendo com grandes atacantes, como Dirceu Lopes, Tostão, Piazza. e Zé Carlos, mas teve poucas oportunidades. Em 1972, foi emprestado ao Uberlândia Esporte Clube e ficou por uma temporada. Regressando ao Cruzeiro, deparou com o Técnico Yustrich, que mal o recebeu, afirmando que procurasse outro clube, pois no seu time ele não teria vaga. Gil passou por momentos difíceis com problemas financeiros, dependendo da ajuda de ex-companheiros de clube, principalmente do zagueiro Fontana que sempre o ajudava financeiramente. Por uma questão de pura sorte, conseguiu de graça a sua liberação do clube estrelado. Voltou para Nova Lima, onde foi acolhido pelo Villa Nova, e firmou compromisso profissional com o clube do interior mineiro. Após excelente performance no Campeonato Brasileiro da série B de 1973, quando o time de Nova Lima conquistou o título de campeão, Gil foi cobiçado por muitos clubes do cenário nacional. Foi emprestado ao Comercial do Mato Grosso do Sul e posteriormente negociado em definitivo com o Fluminense do Rio de Janeiro, onde alcançou o ápice de sua carreira jogando na posição de ponta direita. Durante os anos de 1975 e 1976, fez parte da Máquina Tricolor, time que encantou o Brasil pela excelente qualidade técnica de seus jogadores. Nesse time, assim como na Seleção Brasileira, Gil ficou conhecido por uma jogada na qual os adversários sabiam com antecedência que iria acontecer e dificilmente conseguiam intercepta-la o que normalmente terminava em gol. Além de veloz, era muito forte fisicamente, levando sempre vantagem nas disputas corpo a corpo contra seus adversários; daí surgiu o apelido de Bufalo Bil. Jogando pelo Fluminense, contabilizou 172 partidas, marcando 75 gols. Gil teve atuações marcantes com a camisa da Seleção Brasileira, onde marcou 40 gols entre os anos de1976 a 1978. Jogou ainda no Botafogo, Corinthians, Real Murça da Espanha, Coritiba, América RJ, São Cristovão e Farense de Portugal.
O Flu, batizado de "Máquina Tricolor", em 1975. Em pé, da esquerda para a direita: Renato, Carlos Alberto Pintinho, Carlos Alberto Torres, Edinho, Rubens Galaxe e Rodrigues Neto. Agachados: Búfalo Gil, Kléber, Doval, Rivellino e Dirceu.
Seleção brasileira no dia 28 de maio de 1976, na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos, dois gols de Gil, pelo Torneio Bicentenário, em Seattle. Em pé: Marinho Chagas, Leão,Miguel, Beto Fuscão, Falcão e Orlando. Agachados: Gil, Zico, Roberto Dinamite, Rivellino e Lula.
Aos 72 anos, Gilberto Alves, o Búfalo Gil, encontra-se aposentado do futebol.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário