Marinho Atlético Mineiro ...
Marinho Atlético Mineiro
Início da carreira
Nascimento: Mario José dos Reis Emiliano nasceu no dia 23 de maio de 1957, na Cidade de Belo Horizonte – MG.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol: Marinho foi revelado em 1970 pelo Atlético Mineiro; na época o Galo era comandando pelo Técnico Barbatana. Desde cedo apresentava um perfil de futuro craque: era um jogador talentoso, veloz, driblador, excelente finalizador e de muita impulsão dentro da área adversária. Foi convocado várias vezes para atuar nas categorias de base da Seleção Brasileira, onde participou das Olimpíadas de 1986, realizadas na cidade de Montreal no Canadá. Já com a carreira profissional consolidada, foi negociado com o América de São José do Rio Preto, do interior do Estado de São Paulo. Em 1983, viajou para o Rio de Janeiro para defender as cores do Bangu Atlético Clube onde passou os melhores momentos de sua carreira. Na Seleção Brasileira, Marinho fez 15 partidas. No Rio de Janeiro jogou ainda no Botafogo, Pavunense, Entrerriense e Americano. Após encerrar a carreira de jogador, passou a atuar como treinador de futebol: começou treinando o Juvenil do Ceres e passou pelo Juventus FC da Terceira Divisão do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou também o Projeto Social “Reconhecer e oportunizar”, da ONG CIG localizada no bairro de Paciência no Rio de Janeiro, cuja finalidade era resgatar a dignidade de ex-jogadores e oportuniza-los no mercado de trabalho.
Prêmios: Esteve entre os melhores jogadores do campeonato Brasileiro Série A de 1985, recebendo da revista Placar a Bola de Prata como melhor ponta direita e a Bola de Ouro por ter sido eleito o melhor jogador da competição.
Como Jogador:
Como Treinador:
Falecimento: Marinho faleceu no dia 15 de junho de 2020, aos 63 anos, na cidade de Belo Horizonte, vítima de infecção nos pâncreas.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário