Orlando Lelé Santos FC ...
Orlando Lelé Santos FC
Início da Carreira de Jogador de Futebol
Nascimento: Orlando Pereira (Orlando Lelé) nasceu no dia 22 de janeiro de 1949 na Cidade de Santos, região praiana do Estado de São Paulo.
Resumo histórico da carreira de jogador: Orlando Pereira iniciou sua carreira futebolística em 1971, nas categorias de base do Santos F.C., onde ficou por pouco tempo. Em 1972 foi transferido para o Coritiba F.C., jogando no Coxa sob o comando do Técnico Elba de Pádua Lima (Tim), onde sua performance ganhou notoriedade. Orlando Lelé era um excelente marcador, jogando na posição de Lateral Direito. Atleta de poucas palavras e sisudo, tinha a fama de homem mau; usava um vasto bigode e tinha a cara de bandido de filme mexicano. Em 1973 foi Campeão da 3ª edição do Torneio do Povo, competição que reunia os grandes clubes do Brasil, possuidores das maiores torcidas. Nesta Competição, participaram os seguintes clubes:
Ainda em 1973, foi transferido para o América do Rio de Janeiro, onde conquistou a Taça Guanabara de 1974. Já consolidado na carreira, em 1976, foi transferido para o Vasco da Gama e foi no Clube da Colina que atingiu o ápice de sua carreira; aproveitado também como zagueiro onde viveu a sua melhor fase, conquistando o título de Campeão Carioca de 1977. Orlando fazia parte de uma respeitável defesa que era formada por Orlando Lelé, Geraldo, Abel Braga e Marco Antônio, ficando conhecida na época como Linha do Inferno. Para o Preparador Físico Djalma Cavalcante, Orlando era um atleta focado que não gostava de perder nem nos treinamentos, ficava nervoso com os companheiros, gritava, xingava fazendo de tudo para não sair derrotado. Na visão do Técnico Carlos Froner, Orlando era um jogador essencial em campo: além de praticar um excelente futebol, o lateral vascaíno impunha respeito sendo apelidado de Canhão da Colina por possuir um chute muito forte. Ele contagiava seus companheiros na busca pela vitória. Em 1976, foi convocado pelo Técnico Osvaldo Brandão para atuar na Seleção Brasileira, onde conquistou duas competições: Torneio Bicentenário dos Estados Unidos e a Taça do Atlântico, contabilizando em seu currículo 10 jogos com a camisa canarinho. Ao deixar o Vasco em 1981, foi jogar pela Udinese da Itália, onde teve uma passagem discreta. Voltando ao Brasil, passou por outros clubes e encerrou a carreira de jogador de futebol na Portuguesa Santista. Orlando Léle ainda trabalhou como Técnico no Distrito Federal, no Interior de São Paulo e no Estado de Goiás, fazendo um excelente trabalho na Sociedade Esportiva do Gama e no Goiatuba.
Acidente: Um pouco antes do seu falecimento, Orlando sofreu um grave acidente doméstico ao cair no banheiro do seu apartamento em Brasília, ficando paraplégico.
Falecimento: Orlando faleceu no dia 04 de setembro de 1999, vítima de uma embolia pulmonar.
Nenhum comentário