Romerito Sportivo Luqueño ...
Romerito Sportivo Luqueño
Início da carreira de jogador
Nascimento: Júlio César Romeiro Insfrán nasceu no dia 28 de agosto de 1960, na cidade de Luque, no Paraguai.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador: Iniciou sua carreira aos 17 anos, nas categorias de base do Sportivo Luqueño do Paraguai. Não demorou muito a se destacar entre seus pares e foi promovido à equipe principal. Em 1979, ficou conhecido internacionalmente quando disputou o Campeonato Sul Americano Sub-19 no Uruguai, onde foi artilheiro com 5 gols e um dos destaques da competição em que tinha como adversário nada mais nada menos que o menino Diego Armando Maradona, da Seleção Argentina, que estava desabrochando para o futebol. Em 1969, jogando pela seleção principal do Paraguai, Romerito foi o autor do gol de empate (Brasil 2 X 2 Paraguai), que desclassificou a Seleção Brasileira da Copa América em pleno Maracanã. O futebol profissional nos Estados Unidos estava em alta. Em 1980, Romerito foi transferido para o poderoso New York Cosmos, que tinha em seu elenco craques de fama mundial, como Johan Neekens (holandês), Giorgio Chinaglia (italiano), Franz Beckenbauer (alemão), Carlos Aberto Torres e Pelé (brasileiros). Romerito ficou no Cosmos por 4 temporadas, marcando 37 gols. Em 1984, transferiu-se para o Brasil para defender o Fluminense, na época conhecido como “A máquina Tricolor”. No Clube carioca, conquistou vários prêmios e competições. No ano de 1984, marcou contra o Vasco da Gama o gol que deu o título de Campeão Brasileiro ao tricolor carioca, e recebeu a “Bola de Prata”, prêmio outorgado pela Revista Placar. Em 1985, foi eleito pelo jornal “EL País” do Uruguai melhor jogador da América do Sul, em uma tradicional enquete feita anualmente com jornalistas esportivos de toda a América do Sul. Romerito teve uma pequena passagem pelo Barcelona da Catalúnia, que era comandada pelo Técnico Johan Cruyff, jogando parte da temporada (1988-1989). Encerrou a carreira no Sportivo Luqueño, seu clube de coração. Guarda também um grande carinho pelo Fluminense F.C. e acompanha o clube carioca sempre que possível.
Atividades extra-campo:
Atuou como vereador pelo Partido Colorado do Paraguai, representando Luque, sua cidade natal.
Estreou como cantor de rock popular em 2006 no festival de música “Pilsen Rock” realizado em Assunção, onde interpretou trechos da canção “Siete Hermanos Y um Missil”, para uma plateia de 40.000 pessoas.
Encerramento da Carreira de Jogador de futebol: Após deixar a carreira de jogador profissional, passou a se dedicar à formação de jogadores nas categorias de base do Sportivo Luquenõ, clube da cidade de Luque no Paraguai.
Nenhum comentário