Bobô Catuense ...
Bobô Catuense
Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Raimundo Nonato Tavares da Silva, conhecido como Bobô, nasceu no dia 28 de novembro de 1962, no município de Senhor do Bonfim, interior do Estado da Bahia.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Bobô surgiu para o futebol atuando pela Catuense, clube de futebol profissional localizado no município de Catu, região metropolitana de Salvador, onde se destacava na posição de meia armador. Tinha um excelente toque de bola e muita elegância dentro de campo. Já aparecia no futebol baiano como um futuro craque, motivo pelo qual foi observado pela comissão técnica do Bahia, que o contratou. Bobô jogou no tricolor baiano, de 1981 a 1989, ganhando títulos e prêmios pela performance apresentada nas competições e se tornando um dos maiores ídolos do clube. Em 1989, ajudou o Bahia a conquistar o seu segundo título brasileiro da Série A. Foi convocado pelo Técnico Sebastião Lazaroni para integrar o elenco da Seleção Brasileira e disputar as eliminatórias para a copa do mundo a ser realizada na Itália em 1990. Sua evolução como jogador de futebol chamou a atenção dos dirigentes do São Paulo, que não mediram esforços para contratá-lo. No São Paulo, não teve o mesmo sucesso obtido no Bahia. Mesmo assim, conquistou o Campeonato Paulista e foi vice-campeão brasileiro, atuando ao lado de craques como Raí e Mário Tilíco. Bobô ainda integrou elencos de outros grandes clubes brasileiros, dentre eles o Flamengo e Fluminense do Rio de janeiro e o Internacional de Porto Alegre. Em 1996, voltou a vestir a camisa do Bahia com o intuito de finalizar sua carreira no time que o consagrou. Em 2003 retornou ao tricolor baiano, desta vez como técnico da equipe principal.
Curiosidades:
Na música Reconvexo, do cantor e compositor Caetano Veloso, interpretada por Maria Betânia, cujo tema tinha a finalidade de homenagear celebridades soteropolitanas, Bobô também foi citado na letra da canção: “quem não amou a elegância sutil de Bobô”.
Em 2014, Bobô se candidatou a Deputado Estadual pelo PCdoB para a Câmara Estadual da Bahia e foi eleito com mais de 27 mil votos.
Premiação:
Bola de Prata: Premiação anual do futebol brasileiro criada em 1970 pela revista Placar, atualmente organizada pela Emissora de TV ESPN, que elege o melhor jogador do Campeonato Brasileiro da Série A. Bobô recebeu a bola de prata nos anos de 1988 e 1989.
Esporte Clube Bahia – 1988
Em pé: Sidmar, Pereira, João Marcelo, Paulo Robson, Edinho e Paulo Rodrigues.
Agachados: Zé Carlos, Gil Sergipano, Bobô, Renato e Osmar.
Como Jogador:
Em atividade pelo Esporte Clube Bahia
Estatística:
Como Treinador:
Treinou o Esporte Clube Bahia de 2002 a 2003.
Atualmente: Aos 59 anos e já aposentado do futebol, reside na cidade de Salvador, no estado da Bahia.
Nenhum comentário