Segundo o deputado Iolando Almeida, a expectativa é que as obras na BR-080, comecem em fevereiro de 2023Distrital Iolando Almeida exalta...
Segundo o deputado Iolando Almeida, a expectativa é que as obras na BR-080, comecem em fevereiro de 2023Distrital Iolando Almeida exalta duplicação da via entre Taguatinga e Brazlândia anunciada pelo.
GDF e a União, VÁRIOS GOVERNADORES TENTARAM DE TODAS AS FORMAS FAZER COM QUE ESSA DUPLICAÇÃO SAÍSSE.
MAS É UMA RODOVIA FEDERAL, TINHA QUE TER UM BOM RELACIONAMENTO, UM BOM TRÂMITE COM O GOVERNO FEDERAL.
IOLANDO ALMEIDA, deputado distrital disse, que o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) farão a duplicação de uma das vias mais importantes do Distrito Federal, a BR-080. As obras foram anunciadas recentemente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), o ministro Marcelo Sampaio e pelo deputado distrital Iolando Almeida (MDB) durante cerimônia no Palácio do Buriti.
O trecho que será duplicado se estende em 24,6 km, ligando Brazlândia a Taguatinga. O segmento liga o entroncamento com a DF-001 (Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional) e beneficiará cerca de 80 mil motoristas que trafegam na rodovia diariamente, segundo o GDF.
Essa obra que era muito pedida pela população de Brazlândia, e é uma obra que vai ligar aquele texto que é chamado de “rodovia da morte”. Quem está tocando a licitação é o Ministério da Infraestrutura.
É uma obra que, só no trecho até Brazlândia, tem 24 km, e, até Padre Bernardo, ali na Vendinha, são 44 km que temos para fazer a obra no total”, comemorou o governador Ibaneis Rocha.
A atual gestão do GDF se adiantou e concluiu o alargamento da DF-001 próximo ao assentamento 26 de Setembro, na saída da Estrutural, em um trecho de 8,2 km, o que já tem colaborado para o tráfego na região.
De acordo com o governo, a previsão é que o edital de licitação seja disponibilizado em novembro. O valor do investimento está estimado em R$ 210 milhões. O ministro de infraestrutura ressaltou a importância da obra para o agronegócio existente na região de Brazlândia.
Viemos trazer essa boa notícia de que é nossa prioridade essa licitação de novembro. A publicação no Diário Oficial da União mostra o nosso compromisso com o DF", enfatizou Marcelo.
Muitos acidentes Em entrevista ao Jornal de Brasília, o deputado distrital Iolando Almeida (MDB), comemorou o anúncio da duplicação da BR-080.
“A BR-080 é a única rodovia federal que não é duplicada na região do DF. Ela tem uma importância muito grande para as regiões norte que chegam ao DF como uma rodovia fundamental, há um fluxo muito grande de caminhões, grandes carretas com vários implementos agrícolas”, destacou.
O deputado, conhecido como a voz da inclusão, é portador de deficiência física. Morador da região de Brazlândia desde que nasceu, ele foi reeleito parlamentar na Câmara Legislativa do DF (CLDF) com 20.757 votos. Ele lembrou que o nome dado pelos moradores de “rodovia da morte” refletia os acidentes que aconteciam com grande frequência anos atrás na BR-080.
“Eu me lembro que em um ano foram registradas as mortes de 59 pessoas em acidentes. Às vezes eram caminhões com carros de passeio, carro com carro, e isso se tornou um hábito”, relembrou.
Além disso, Iolando ressalta que a extensão da rodovia fazia com que motoristas acabassem dormindo ao volante, o que resultava em grandes acidentes. “Várias pessoas, colegas e conhecidos vieram a óbito na região, como o ex-deputado Juarezão, que foi um dos lutadores pela melhoria da estrada, porém faleceu também na rodovia”, lamentou.
Segundo o deputado, a parceria do GDF com o Minfra foi realizada com muito esforço do governo distrital.
“Vários governadores tentaram de todas as formas fazer com que essa duplicação saísse. Mas é uma rodovia federal, tinha que ter um bom relacionamento, um bom trâmite com o governo federal. Na nossa gestão como deputado distrital e com a gestão do governador Ibaneis, a gente enfatizou e conseguiu trazer essa melhoria ao DF”, destacou.
De acordo com Iolando Almeida, a previsão é de que após o edital de licitação, as burocracias devem ser ajustadas e as obras iniciadas o quanto antes. A expectativa é de que as obras se iniciem por volta de fevereiro de 2023.
Além de assegurar parte dos recursos da obra, o GDF vai viabilizar a licença ambiental, necessária para a licitação, e executá-la por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), por sua vez, tem como responsabilidade os projetos de engenharia.
Da redação com a fonte do Jornal de Brasília
Nenhum comentário