A sensibilidade e delicadeza necessita de mais cuidado para a hidratação O verão vem com altas temperaturas, sol mais intenso e requer b...
A sensibilidade e delicadeza necessita de mais cuidado para a hidratação
O verão vem com altas temperaturas, sol mais intenso e requer bastante atenção quanto a proteção solar, hidratação e evitar a exposição solar nos horários de forte incidência de raios ultravioletas. As crianças e bebês também merecem total atenção quando se fala em cuidados com a pele, haja visto que eles ficam expostos nas piscinas, praia ou brincando ao ar livre. A médica dermatologista Dra. Patrícia Castro orienta que, os pais podem começar se atentando às roupas, com peças mais leves e com proteção UVA e UVB. “Os bebês tendem a desenvolver brotoejas com o calor, que são dermatites muito comuns nessa época e que causam irritação nos pequenos. Por isso, é necessário cuidado redobrado para evitar transtornos”, exemplifica.
A dermatite atópica, que é mais comum nas regiões de dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Porém, não é uma doença contagiosa. Em sua grande maioria, as lesões apresentam bastante prurido (coceira).
A doença apresenta a fase infantil (3 meses a 2 anos de idade), que apenas 10% dos casos evoluem da fase infantil para a idade adulta. Para prevenir as recorrências, é necessário “envelopar” a pele, com a utilização de cremes hidratantes, além de outros cosméticos que forem receitados pelo seu dermatologista.
Reforce a hidratação da pele
Beber água é fundamental. Também é preciso cuidar e hidratar a pele dos pequenos adequadamente durante os dias mais quentes. Depois de um mergulho na piscina ou no mar, a pele tende a ficar ressecada, por isso é necessário investir no uso de hidratantes.
Use talco líquido
Especialistas indicam o uso de talco líquido para acalmar e suavizar irritações. Ele pode ser incluído na rotina de cuidados com os pequenos, já que tem em sua formulação ingredientes com ação calmante, antisséptica e cicatrizante, que ajudam na proteção da pele, sendo ideal para aliviar os sintomas causados, por exemplo, por brotoejas, tão comuns durante o verão.
Troque fraldas com mais frequência
Com o calor, os bebês têm mais risco de desenvolver dermatites na região da fralda, por isso, troque-a com mais frequência, limpando e hidratando a área de forma adequada. Além disso, ao colocar uma fralda limpa, certifique-se de que não fique muito apertada, pois a fricção também pode causar irritações.
Cuide da pele em todas as estações do ano e tenha saúde plena.
Dra. Patrícia Castro – Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998-2003), Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Regional da Asa Norte -HRAN/SES (2004-2005), Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília -UnB (2007-2008), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Serviço:
Viva Dermatologia
SHIS QI 15 Bloco O Sala S14A e S16A Ed. Victoria Medical Center – Lago Sul
Contato: (61) 3365-1065 / 9 9870-1065
Contatos com a imprensa
(61) 9 9995-5255
Graciliano Cândido
Jornalista Mtb 8995/DF
Nenhum comentário