Nesta quarta-feira (8), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF deflagrou o dia D da Operação Átria com o objetivo de combater crimes d...
Nesta quarta-feira (8), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF deflagrou o dia D da Operação Átria com o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero. Trata-se de operação nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, iniciada em 27 de fevereiro e que será encerrada no dia 28 de março.
Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.
No âmbito do DF, além das delegacias circunscricionais, estão envolvidas na operação as Delegacias de Atendimento à Mulher – Deam I e Deam II, a Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA e a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a pessoa Idosa ou com Deficiência – Decrin.
Desde o início da operação até terça-feira (7), a PCDF instaurou 525 inquéritos ligados à Lei Maria da Penha e crimes de feminicídio tentados e consumados no DF. Também foram relatados 376 inquéritos, o que significa que essas investigações foram finalizadas e encaminhadas ao Judiciário para que haja a continuidade da persecução criminal. No total, a PCDF prendeu 131 autores, até o momento, somando flagrante e mandados de prisão, pela Lei Maria da Penha e feminicídios consumados e tentados. Esses números contabilizados refletem a atuação de todas as unidades da PCDF.
Nenhum comentário