Por: Samuel Barbosa A Central de Interpretação de Libras (CIL) funciona dentro da estrutura da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD)...
Por: Samuel Barbosa
A Central de Interpretação de Libras (CIL) funciona dentro da estrutura da Secretaria
da Pessoa com Deficiência (SEPD) do Distrito Federal
Por: Samuel Barbosa
Hoje, 24 de abril, é comemorado em todo Brasil, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma data muito importante, pois representa o desenvolvimento da linguagem utilizada por pessoas com deficiência auditiva para se comunicarem entre si e com pessoas ouvintes. Isto representa inclusão e acessibilidade para este segmento.
Difundida cada vez mais na sociedade e reconhecida como língua oficial no país, a Libras é uma comunicação visual, que utiliza gestos, expressões faciais e corporais para transmitir informações e sentimentos.
O deputado Iolando (MDB), que é autor da Lei 6.372 que criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD/DF), diz estar maravilhado com o resultado do trabalho desenvolvido na instituição.
“Desde que criamos a SEPD, o governador Ibaneis tem se mostrado sensível à causa dos deficientes, acolhendo nossos projetos e ações e nos apoiando na execução. Estou maravilhado em poder fazer parte deste momento de valorização da pessoa com deficiência e, principalmente, estando como representante legítimo desta causa na Câmara Legislativa do DF. Neste dia, eu quero parabenizar a todas as pessoas que se comunicam por meio da linguagem de sinais e dizer que estou sempre ativo na defesa delas, buscando trazer cada vez mais melhoria para suas vidas”, comemorou Iolando.
CIL Online
Também de autoria do deputado Iolando, foi aprovado na CLDF uma emenda orçamentária garantido a execução de um projeto chamado de CIL-Online, que será desenvolvido em uma parceria conjunta entre a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD).
A finalidade do projeto é facilitar o atendimento para as pessoas com deficiências auditivas nas mais diversas situações, como por exemplo: no consultório médico, na escola, no trabalho e entre outras situações cotidianas, além dos atendimentos em todos os órgãos públicos.
Autismo - Mais de 4 mil cadastros de pessoas autistas na SEPD
Neste mês de abril, em que é comemorado o mês de conscientização das ações do espectro autista, a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, já realizou mais de 4 mil cadastros de pessoas com autismo.
Durante todo mês diversos prédios públicos da capital federal estão iluminados com a cor azul, com o objetivo de chamar a atenção para a campanha nacional das autoridades para que façam mais políticas públicas no sentido de valorizar a importância do diagnóstico. Além, de conscientizar e mobilizar ações e atividades referentes aos Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No dia 28 de abril, a SEPD realizará um grande encontro com várias ações voltadas para a inclusão com palestras informativas e atrações. Apoio: SEST/SENAT, SENAC, SESC, DETRAN-DF.
Serviço:
Dia: 28 de abril (sexta-feira)
Aonde: Felicittà Shopping (AV, castanheira, Rua 36 Norte – Águas Claras.
Que horas: 10h às 18h
Da redação com informações do Samuel do Gabinete do deputado
Nenhum comentário