Gentil Cardoso Syrio e Libanês – RJ ...
Gentil Cardoso Syrio e Libanês – RJ
Início da Carreira no Futebol
Nascimento: Gentil Alves Cardoso nasceu no dia 05 de julho de 1906, na Cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco.
Resumo histórico da Carreira de Treinador de Futebol: Em 1929, iniciou sua carreira de treinador de futebol no Clube Syrio e Libanês, localizado na Tijuca, zona norte da Cidade do Rio de janeiro. Permaneceu no futebol profissional por quase 40 anos, passando por vários clubes no Brasil, em Portugal e, em 1959, comandou a Seleção Brasileira. Tinha um perfil despojado e figurava entre as figuras folclóricas do futebol brasileiro. O Treinador ficou conhecido pelas suas frases de efeito. Perguntado por um reporte sobre suas chances de vitória contra o Vasco no campeonato carioca de 1964, respondeu: “Vai dar zebra”, numa alusão ao jogo do bicho, muito popular na época nos bairros cariocas, no qual a zebra não estava incluída entre os 25 bichos daquele jogo de azar. A partir daí o animal listrado, passou a ser uma espécie de azarão. A zebrinha ficou conhecida na mídia através da Loteria Esportiva, que era administrada pela Caixa Econômica Federal. Quando um clube favorito perdia para o improvável vencedor, usava-se entre os apostadores o termo “Deu zebra”. Outras das diversas frases folclóricas do Gentil ao dirigir-se aos seus comandados:
“Quem se coloca recebe, quem pede tem preferência”.
“Craque trata a bola de você, não de Excelência”.
“Só me chamam para enterro, ninguém me convida para comer o bolo da noiva” (alusão ao fato de raras vezes ter sido chamado para treinar equipes bem formadas, quase sempre contratado para assumir equipes em crise).
“Se a bola é feita de couro, se o couro vem da vaca e se a vaca come capim, então a bola gosta de rolar na grama e não ficar lá por cima; portanto, meus filhinhos, vamos jogar com a bola no chão”.
Botafogo Futebol e Regatas – Rio de Janeiro
Equipe do comandada pelo Técnico Gentil Cardoso – 1953-1954
Loteria Esportiva - Zebrinha
Falecimento: Gentil Alves Cardoso faleceu no dia 08 de setembro de 1970 aos 61 anos.
Nenhum comentário