América FC - RJ Mascote Brasinha Data de Fundação: 18 de setembro de 1904....
América FC - RJ Mascote Brasinha
Data de Fundação: 18 de setembro de 1904.
Resumo histórico do clube: Foi fundado por sete esportistas que praticavam atletismo no Clube Atlético da Tijuca. Houve uma reunião na casa de Alfredo Guilherme Koehler, no bairro da Saúde, na Cidade do Rio de Janeiro, dando origem ao América Football Club. Nessa reunião, surgiram três sugestões de nomes para a nova agremiação: Rio Football Club, em homenagem à cidade; Praia Formosa Football Club, em alusão à rua onde estavam reunidos; e América Football Club em homenagem ao Novo Continente. Foi o nome escolhido que se propagou pelo Brasil e pelo mundo do futebol. Naquela época, as cores do clube eram alvinegras, preto e branco. Seu 1º jogo foi contra o Bangu A.C. no dia 06 de agosto de 1905, na Rua Ferrer em Bangu. Embora tenham sido criados no mesmo ano, o adversário era mais estruturado. Anos antes, o Bangu já praticava futebol com operários e técnicos ingleses da Fábrica de Tecidos Bangu. Como era esperado, o América sofreu uma goleada de 6 X 1. O primeiro gol do América, em sua história, foi marcado por Amílcar Teixeira Pinto, acadêmico de Medicina e capitão do time. O uniforme alvinegro persistiu até 1908, quando o clube adotou o vermelho e branco por sugestão de Belford Duarte, personagem histórico do América, influenciado pelo belo uniforme do Mackenzie College de São Paulo. A transferência para o Bairro da Tijuca aconteceu mais tarde. Com dificuldades financeiras, o Hoddock Lobo FC., que utilizava em seus uniformes as cores marrom e branco, já tinha participado dos primeiros campeonatos cariocas e fundiu-se ao América em 1911. A partir daí, o clube subiu de patamar, passando a ser o dono do estádio da Rua Campos Sales na Tijuca, e ganhou reforços de peso do time extinto, ficando pronto para participar em alto nível dos torneios e campeonatos do Estado. O américa disputa atualmente a Série A-1 do Campeonato Carioca. A atual diretoria e seus torcedores promovem um movimento nas redes sociais, com a finalidade de colocar o clube rubro de volta no cenário carioca e nacional.
Hoddock Lobo F.C.
Localização: O América está localizado na rua Campos Sales nº 118, no Bairro da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro.
Bairro da Tijuca – Rio de Janeiro
Estádio: O América F.C. manda seus jogos no Estádio Giulite Coutinho, inaugurado em 23 de janeiro de 2002, com o jogo América 3 X 1 Seleção Carioca. O Estádio está localizado em Edson Passos, município da Cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, e tem capacidade para 13.544 pessoas.
Estádio Giulite Coutinho
Mascote: O futebol através dos tempos se tornou o esporte mais popular do planeta, uma mistura de paixão, crenças, misticismo e superstições. Com a torcida apaixonada do Clube de Campos Sales não é diferente. Quando o clube ainda figurava entre os grandes times do Rio de Janeiro e do Brasil, foi adotado como mascote do time o “diabo”, no início da década de 70 do século passado, que foi desenhado pelo cartunista argentino Lorenzo Nolas. A cor vermelha do uniforme representa a garra do time e a paixão de seus torcedores. Com a queda vertiginosa do clube no cenário carioca e brasileiro, muitos relacionaram a má fase com o nome atribuído ao mascote e tentaram a todo custo mudá-lo. A primeira tentativa ocorreu em 2006, quando Jorginho assumiu o comando técnico da equipe rubra. De formação evangélica, não aceitava bem aquela simbologia. Foram apresentadas várias sugestões. A mais consistente foi a figura do “Capitão América”, super-herói da ficção americana. A direção do clube, composta por vários dirigentes tradicionais, recusaram a ideia. Então adotaram o símbolo alternativo “Brasinha”, simpático personagem infantil.
Brasinha – Mascote do América FC
Jogadores famosos: Uma infinidade de craques fez história no América do Rio de Janeiro: Alarcon; Belfort Duarte; Danilo Alvim; Edu (irmão de Zico); Gilson Gênio; Heleno de Freitas; Jorginho, Luisinho Lemos; Orlando Lelé; Osny do Amparo, Pulinho de Almeida; Romário e Zagalo.
Edu Coimbra Luizinho Jorginho Romário
Torcedores ilustres: Como sabemos, o América F.C. já esteve no auge do futebol nacional. Infelizmente hoje não figura mais entre os grandes clubes do Brasil. Existem ainda torcedores famosos e apaixonados que sonham com o ressurgimento do América no cenário nacional. Podemos citar Alex Escobar, comentarista da Rede Globo de Televisão; José Trajano, renomado cronista esportivo, que não deixa de citar o "Mequinha" nos programas que participa; Edu Antunes Coimbra, irmão de Zico, que como jogador foi considerado o maior ídolo da torcida americana; Jorge Perlingeiro, apresentador de TV; Romário, ex-jogador e atual Senador da República; Antônio Carlos, apresentador da Rádio Globo; Leandro Hassum, comediante; Tico Santa Cruz, cantor e compositor. Além desses, muitas outras celebridades já falecidas como: Lamartine Babo, compositor do hino do América; Tim Maia, cantor e compositor, Monarco compositor e ex-membro da Velha Guarda da Portela; Heitor Villa-Lobos, maestro; Max Nunes, produtor de TV; Noel Rosa, compositor e Paulo Celestino, comediante.
Lamartine Babo Alex Escobar José Trajano Monarco
Torcedora símbolo: Tia Ruth, figura conhecida pelos torcedores cariocas, que tinha o costume de entrar em campo para cumprimentar os jogadores do américa, a quem se referia como queridinhos, e distribuía flores, principalmente às torcidas adversárias, como símbolo de paz. Em agosto de 2013, recebeu o título de sócia emérita do tradicional clube carioca. Tia Ruth nos deixou aos 96 anos, no dia 20 de setembro de 2021.
Tia Ruth
Estatística:
2023 – Competições previstas:
Campeonato Carioca Série A-1.
Copa Rio.
Nenhum comentário