Aymoré Moreira SC Brasil – Miracema - RJ ...
Aymoré Moreira SC Brasil – Miracema - RJ
Início da carreira no futebol
Nascimento: Aymoré Moreira nasceu no dia 24 de abril de 1912 na cidade de Miracema, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo histórico da carreira de jogador e treinador de futebol
Como Jogador: Aymoré Moreira foi criado em uma família numerosa do interior do Rio de Janeiro. Além de quatro irmãs, cresceu ao lado de três irmãos. Dois deles, Ayrton e Zezé Moreira, também foram bem sucedidos como técnicos de futebol. Aymoré Moreira, antes de se firmar na posição de goleiro, começou a jogar como ponta direita no extinto Clube SC Brasil, na cidade de Miracema, interior do Estado do Rio de Janeiro. No início da década de 30, iniciou uma nova fase da carreira jogando no América do Rio de Janeiro. Passou ainda por outros clubes cariocas, como Botafogo, Fluminense, Clube Paulista Palestra Itália (atual Palmeiras) e Seleção Brasileira.
Como Técnico de Futebol: Aposentou-se como jogador de futebol em 1946 e tornou-se um treinador de muito sucesso, comandando vários clubes no Brasil e ainda Panathinaikos da Grécia, Boavista e Porto de Portugal. Pela Seleção Brasileira, além da Copa do Mundo da FIFA de 1962 realizada no Chile, conquistou duas Taças Oswaldo Cruz (1961 e 1962), duas Taças Bernardo O”Higgins (1961 e 1966), a tradicional Copa Roca disputada contra a Argentina (1962 e 1963) e a Copa Rio Branco de 1987. Em 1986, após uma cirurgia para implantação de quatro ´pontes de safena e duas mamárias, deixou a carreira de treinador e passou a dedicar o seu tempo escrevendo artigos para jornais e atuando como comentarista esportivo de rádio na cidade de Salvador, capital Estado da Bahia.
Curiosidades:
Aymoré Moreira em toda sua trajetória foi também conhecido pelo apelido de ‘biscoito”. Provavelmente inspirado no nome da Fábrica de Biscoito de Contagem Minas Gerais.
Muito querido na Cidade de Salvador, recebeu da Câmara Legislativa local o título de Cidadão Soteropolitano.
Aymoré Moreira
Jogador e Técnico de Futebol
Falecimento: morreu no dia 26 de julho de 1988, na cidade de Salvador na Bahia, vítima de paradas respiratórias.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário