Em março, foram 160 intervenções a mais do que em fevereiro. Chegada de novos anestesistas e gestão da escala de profissionais possibilitam ...
Em março, foram 160 intervenções a mais do que em fevereiro. Chegada de novos anestesistas e gestão da escala de profissionais possibilitam crescimento de atendimentos.
O Hospital Regional do Gama (HRG) aumentou o número de cirurgias realizadas em março deste ano, registrando 448 procedimentos, 160 a mais do que no mês anterior. Com as recentes nomeações da Secretaria de Saúde (SES), a unidade recebeu quatro novos anestesistas e ajustou o terceiro turno (noturno) dos profissionais, possibilitando a ampliação de 32,7% das intervenções, segundo o gerente de Assistência Cirúrgica (Gacir) da unidade hospitalar, Moacir Luiz.
Os procedimentos cirúrgicos em ortopedia representam os maiores números: 132 cirurgias de emergência apenas em março de 2023.
A diretora do HRG, Priscila Spíndola, explica que essa elevação proporciona um maior ajuste dos leitos disponíveis no hospital e melhora o processo de ocupação nas salas cirúrgicas. “Com os novos procedimentos, o giro de leitos está mais rápido. Hoje, nosso paciente não fica na cama aguardando vários dias para operar”, informa.
Foi o caso do estudante Abraão Bento da Silva, 13 anos, que precisou passar por cirurgia no quadril, após cair durante uma partida de futebol. Entre os exames e os preparativos necessários, o jovem aguardou menos de uma semana até a operação. “Foi tudo muito tranquilo e o atendimento foi ótimo”, avalia Egilene da Silva, mãe de Abraão.
As intervenções realizadas no HRG abrangem as especialidades de cirurgia geral, ginecológica e ortopédica. Os procedimentos cirúrgicos em ortopedia representam os maiores números: 132 cirurgias de emergência apenas em março de 2023. A diretora do HRG destaca que a área é uma das que mais possui demanda: “Se juntarmos as pessoas que chegam nas emergências e as que vão para os atendimentos diários ortopédicos, dá uma base de sete mil assistências ao mês”.
Além dos atendimentos às comunidades da Região de Saúde Sul, área que compreende Gama e Santa Maria, o HRG também recebe a população do Entorno do Distrito Federal, com sete municípios do estado de Goiás e alguns de Minas Gerais.
Em abril deste ano, o Centro Cirúrgico do HRG recebeu melhorias. Entre os avanços estão pintura, instalação de novas portas na sala de recuperação pós-anestésica, alteração do sistema de proteção de paredes (bate-macas), além de aprimoramento na parte elétrica e ar-condicionado nas áreas de pré e pós-operatório.
Da redação com informações da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário