São mais de 2 mil obras em execução em todo o DF Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line Em entrevista ao portal de notíci...
São mais de 2 mil obras em execução em todo o DF
Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line |
Em entrevista ao portal de notícias Estrutural Online, nesta terça-feira (23/05), o secretário de governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, garantiu que, além da inauguração do tão aguardado Túnel de Taguatinga, marcada para o dia 5 de junho, serão entregues outras três obras. Estão na lista o viaduto do Itapoã, o viaduto de Sobradinho e a entrega da terceira saída de Águas Claras. O DF conta com mais de 2 mil obras em andamento.
De acordo com o secretário, a obra de Sobradinho impactará, assim como o viaduto do Recanto das Emas impactou, e assim também será o túnel de Taguatinga. “O viaduto do Recanto é uma saída para a região sul de Brasília; o túnel de Taguatinga será a saída para a região oeste de Brasília; o viaduto de Sobradinho será uma saída importantíssima para a região norte de Brasília, e o Itapoã para a região leste.”
Dentre as obras que estão previstas também para esse ano, o secretário mencionou a duplicação da DF-140, localizada nas proximidades do ABC, do Jardim Botânico e de São Sebastião. “Essa obra é o novo vetor de crescimento urbano do Distrito Federal com qualidade, e isso impactará, também, na economia do Distrito Federal de uma forma muito forte”, colocou o secretário.
Sobre a saída de Águas Claras, José Humberto considerou a obra “extraordinária!” “Você sai por dentro de Águas Claras direto na EPTG. A parte asfáltica já está pronta, terminando a parte da ponte, que é uma obra lindíssima, e vamos entregar essa obra estruturante ainda dentro do mês de junho, no mais tardar, em julho”, garantiu.
Uma obra de peso que está em execução é a pavimentação da via Estrutural.
Questionado sobre os impactos no trânsito, o secretário José Humberto falou da mudança do asfalto convencional para pavimento de concreto.
"Essa obra é um marco muito importante para a gestão do Distrito Federal. Queria deixar isso muito claro! Nós estamos saindo do trivial para as inovações tecnológicas. Na área de construção de vias e rodovias, essa é a obra mais moderna que está acontecendo no Brasil”, declarou.
De acordo com o secretário, para que a mudança na via fosse possível, o GDF realizou um estudo detalhado sobre os custos e benefícios. “Estávamos com tudo pronto para licitar em asfalto, aí o governador Ibaneis Rocha pediu para fazer um estudo sobre a mudança do pavimento para concreto".
A obra do pavimento é financiada pela Terracap. O secretário revelou que os gastos com a obra serão menores do que com o asfalto convencional, e o tempo para manutenção pode chegar até 20 anos.
“Fizemos um comparativo para verificar se ficava compatível com o orçamento que nós tínhamos. E realmente valia muito a pena porque o custo benefício vai ser muito grande. O pavimento vai durar sem precisar de reparo pelo menos aí 15 a 20 anos. Acho que até mais que dez, a garantia já nos dá. É claro que você vê a altura de concreto que está sendo feito ali. É extraordinário."
O pavimento de concreto deverá ser feito nas vias principais onde passam veículos pesados como ônibus e caminhões.
O prazo para a conclusão das obras da via Estrutural não foi estipulado.
Veja a entrevista na íntegra:
Da redação com a fonte do Portal Estrutural On-line
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