Projeto apresentado quer lei que viabilize “Programa de Valorização da Família e dos Princípios Cristãos”. Veja propostas. Um deputado da C...
Projeto apresentado quer lei que viabilize “Programa de Valorização da Família e dos Princípios Cristãos”. Veja propostas.
Um deputado da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer que a capital do país tenha uma lei que promova a “família e os princípios cristãos”. Com texto genérico, o projeto pede a criação do “Programa de Valorização da Família e dos Princípios Cristãos”, que teria ações como “atividades educativas sobre os ensinamentos cristãos” nas escolas e “projetos que estimulem a prática da compaixão”.
O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Iolando (MDB). Na justificativa, o distrital cita que a legislação seria necessária porque “a família é a base da sociedade e os princípios cristãos têm uma influência positiva na formação ética, moral e espiritual dos indivíduos”.
O texto tem sete artigos com proposições que se tornariam lei, caso aprovadas na Câmara Legislativa. Entre elas, estão a “promoção da educação familiar”, que seria feita com cursos, palestras, seminários e atividades educativas voltadas para a orientação e capacitação dos pais e responsáveis.
Dentro do âmbito religioso, estão propostas de “eventos, programas e projetos que incentivem a vivência dos princípios cristãos, como a solidariedade, a ética, a fraternidade, a justiça social e o respeito ao próximo”.
O projeto ainda quer realizar cursos de orientação familiar — com temas como a comunicação efetiva e a resolução de conflitos —, capacitação de professores, psicólogos e assistentes sociais para que estejam preparados para auxiliar as famílias no processo educativo, além de “campanhas de conscientização”.
Em outro trecho, o projeto ainda requer a criação de materiais educativos, defendendo que eles “ofereçam orientações práticas para os pais no desenvolvimento de habilidades parentais, fortalecimento dos laços familiares e promoção de um ambiente familiar saudável”. O deputado também quer que o DF promova “a vivência dos princípios cristãos por meio de projetos que estimulem a prática da compaixão, do perdão, da generosidade e da construção de relações saudáveis”.
Nenhum comentário