O Programa 'Empresa Responsável Comunidade + Segura', da SSP, promove palestras com temáticas que vão desde identificar situações d...
O Programa 'Empresa Responsável Comunidade + Segura', da SSP, promove palestras com temáticas que vão desde identificar situações de risco a adotar procedimentos preventivos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) dá início, a partir deste mês, ao projeto Empresa Responsável Comunidade + Segura. A iniciativa tem como objetivo capacitar colaboradores de empresas sobre diferentes temáticas relacionadas à Segurança Pública por meio de palestras ministradas por operadores da pasta e forças de segurança. As empresas participantes do projeto receberão o selo de parceiro da segurança 2023.
Para solicitar o serviço, é necessário que a empresa interessada mobilize, no mínimo, 50 pessoas para participar da ação e disponibilize o espaço para realização das atividades. As temáticas das palestras variam conforme o público-alvo e abrangem crimes como estelionato virtual, violência contra a mulher, roubo/furto a transeunte, entre outros.
“Essa temática já vinha sendo trabalhada, mas tínhamos como foco a orientação de donos de bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas. Com o resultado positivo que vínhamos alcançando, resolvemos ampliar nosso projeto e incluir empresas de diferentes segmentos. O objetivo é sensibilizar trabalhadores para temáticas relevantes da área de segurança pública e capacitá-los para identificar situações de risco e adotar procedimentos preventivos em situações cotidianas”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Para iniciar o projeto, foram convidadas três empresas do ramo de hotelaria, construção e combustíveis. As atividades serão realizadas nestas quinta (11) e sexta-feiras (12) e os temas escolhidos foram estelionato virtual, violência contra a mulher, e prevenção de roubo/furto a transeunte.
“O objetivo é sensibilizar trabalhadores para temáticas relevantes da área de segurança pública e capacitá-los para identificar situações de risco e adotar procedimentos preventivos em situações cotidianas”
Os colaboradores capacitados serão multiplicadores das informações. “Pretendemos alcançar, por meio das empresas, pessoas residentes em diversas regiões do Distrito Federal e torná-las multiplicadoras do conhecimento transmitido nas ações a serem realizadas. Essa é mais uma parceria importante entre governo e sociedade para tornar nossa cidade cada vez mais segura”, afirma o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira.
A SSP dispõe de outros projetos de prevenção à criminalidade, como curso de promotor de segurança cidadã e aliança distrital. “Trabalhamos temáticas que visam contribuir para a redução de ocorrência de crimes e aumentar a percepção de segurança. Esta é mais uma ação relevante com foco nos trabalhadores. Esperamos a adesão das empresas ao projeto para que possamos, juntos, trabalhar por uma cidade mais segura”, pontua a coordenadora de políticas sociais, Marina Fernandes.
Da redação com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Nenhum comentário