Para garantir a proteção e a segurança financeira de sua família, o seguro de vida é uma das melhores opções. Contudo, é importante entender...
Para garantir a proteção e a segurança financeira de sua família, o seguro de vida é uma das melhores opções. Contudo, é importante entender se existe um período de carência no qual você não tem direito a receber o pagamento. Neste artigo, iremos abordar o que é o período de carência, os direitos dos beneficiários e as regras aplicáveis às diversas seguradoras.
O que é um período de carência?
O período de carência é um período de espera no qual nenhuma cobertura é concedida ou o beneficiário não tem direito ao pagamento. Geralmente, este período é de 30 a 90 dias a partir da data do início da vigência da apólice ou da data da última renovação.
Durante esse período de carência, não existe nenhuma obrigação por parte da seguradora de arcar com os custos de qualquer despesa médica ou funeral, nem de pagar qualquer indenização ao beneficiário. O cliente também não receberá o pagamento caso falecer durante o período de carência.
Por isso, é importante contratar um seguro de vida durante a sua vida adulta, para que você cumpra com todos os requisitos que a seguradora exige, como o período de carência, por exemplo. Se todas as pessoas tivessem o pensamento de contratar um plano de saúde ou seguro de vida somente quando estiverem doentes, as seguradoras certamente iriam à falência por não conseguirem capitalizar o montante suficiente para pagar as indenizações.
Direitos dos beneficiários
É fundamental que os clientes estejam cientes de que os segurados têm direitos específicos em relação ao período de carência. Caso o segurado faleça durante o período de carência, o beneficiário tem direito a receber 30% do montante contratado e a seguradora arcará com os custos do funeral.
O beneficiário também pode solicitar um adiantamento na indenização desde que arque com os custos e proponha um processo de reinserção financeiro, isto é, apresentar o montante necessário para assegurar a continuidade de atividades e comprovar as despesas no curso do processo de reembolso.
Regras aplicáveis aos segurados
Várias seguradoras estipulam regras específicas que devem ser seguidas para assegurar a devida cobertura do seguro durante o período de carência. Por exemplo, algumas seguradoras não cobrem mortes causadas por doenças preexistentes no momento do planejamento do seguro; outras exigem que os clientes renovem suas coberturas periodicamente; outras ainda exigem que as mensalidades sejam pagas em dia para que o contrato de seguro seja considerado ativo.
É importante compreender essas regras e proceder conforme exigido para usufruir dos benefícios conferidos pela cobertura do seguro.
O que são doenças preexistentes?
As doenças preexistentes são aquelas que já existiam antes da pessoa segurada contratar um plano de saúde ou um seguro de vida. Geralmente, as seguradoras consideram como doença preexistente qualquer condição clínica ou patológica que a pessoa já apresentava, mesmo que não tenha sido diagnosticada ou tratada. Quem está doente pode fazer seguro de vida, mas é preciso observar as exigências da seguradora.
Por isso, é preciso planejar um seguro de vida com antecedência. Ele deve fazer parte da sua previdência privada a longo prazo e não ser contratado apenas em caso de necessidade. Usando este raciocínio, os planos de saúde também funcionam da mesma maneira, porém, estes têm seus valores reajustados a cada etapa da vida do segurado.
Ao contratar um seguro de vida, é importante que você entenda que existe um período de carência no qual você não tem direito a receber o pagamento. Ao contrário do que se possa imaginar, os beneficiários têm direitos específicos e as seguradoras estipulam regras a serem seguidas com relação ao período de carência.
Imprevistos e fatalidades podem acontecer a qualquer momento, portanto, informe-se previamente com a seguradora sobre os procedimentos para pagamento da cobertura.
Da redação
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