Campeonato Brasileiro Série A - 1959 1ª Edição Campeão - Bahia Vice-Campeão - Santos ...
Campeonato Brasileiro Série A - 1959
1ª Edição
Campeão - Bahia Vice-Campeão - Santos
Resumo histórico: O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A é a principal competição futebolística do país e está na sua 67ª Edição. Como o futebol é uma paixão nacional, o futebol brasileiro movimenta um grande volume de dinheiro por intermédio de patrocinadores, transmissões de TV e outros meios de comunicação. É organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sucedeu a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) até chegar aos dias atuais, onde se vê com mais transparência na definição dos 20 grandes clubes participantes. Nas primeiras edições, tivemos envolvimentos de dirigentes da CBF em corrupção, aconteceram viradas de mesas, edições confusas como a de 1987, onde até pouco tempo não se sabia se o campeão era o Sport Club Recife ou o C.R. Flamengo. Imbróglio que acabou sendo decido no Superior Tribunal Federal, por 3 votos a 1 em favor do Sport Club Recife. O Campeonato Brasileiro, até chegar à denominação atual, passou por vários nomes: Taça Brasil e Robertão, Roberto Gomes Pedrosa, Brasileiro e Série A. Em dezembro de 2010, a CBF fez uma unificação definindo os campeões, sendo considerada a 1ª Edição (Taça Brasil) em 1959, e o Bahia conquistou o 1º Título em nível nacional. Essa competição, antes da unificação dos campeonatos brasileiros, foi denominada Taça de Prata, com a participação de 16 clubes campeões de seus respectivos estados.
Resumo do Regulamento: A Taça Brasil de 1959, foi dividida em 3 fases, todas no sistema eliminatório “Mata/Mata”. Na 1ª Fase, os clubes foram divididos em 4 Grupos: Nordeste, Norte, Leste e Sul. Os vencedores dos grupos Norte e Nordeste disputaram o título de Campeão da Zona Norte; os vencedores dos grupos Leste e Sul disputaram o título de Campeão da Zona Sul. A 3ª Fase foi disputada pelos campeões da Zona Norte e Sul e pelo representante do estado de São Paulo (Santos) e o carioca (Vasco da Gama), que entraram direto na 2ª Fase. A grande final foi decidida entre Santos e Bahia após 3 jogos.
Bahia Esporte Clube - Campeão Brasileiro de 1959
Artilheiro: O artilheiro da competição foi o jogador Léo Briglia do E.C. Bahia com 07 gols.
Léo Briglia
Final:
1º Jogo: Realizado no Estádio da Vila Belmiro na cidade de Santos – SP.
Santos 2 X 3 Bahia
2º Jogo: Realizado no Estádio da Fonte Nova na cidade de Salvador – BA.
Bahia 0 X 2 Santos
Partida extra: Houve a necessidade de ser realizada uma partida extra e em local neutro para definir o Campeão. Foi escolhido o Maracanã, na Cidade do Rio de Janeiro, onde o Bahia conquistou o 1º título em nível nacional, vencendo o Santos de Pelé & Cia por 3 X 1.
Bahia 3 X 1 Santos
Considerações Finais:
O Santos foi dirigido na temporada de 1959, pelo técnico Geninho e na final do Campeonato Brasileiro pelo argentino Carlos Volante.
Com a conquista do título brasileiro de 1959, o E.C. Bahia conquistou o direito de disputar em 1960 a Copa dos Campeões da América, atual Copa Libertadores da América.
Nenhum comentário