Foto: Victória Duarte/ Assessoria Dep. Paula Belmonte A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (29), a Frente Par...
Foto: Victória Duarte/ Assessoria Dep. Paula Belmonte
A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (29), a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Ostomizadas. “Esse tema fala da dignidade humana”, declarou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que preside a iniciativa. A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria um orifício para permitir um novo caminho para a eliminação de urina e fezes. “Nesse campo, temos muito a avançar no DF”, acrescentou a distrital, citando dificuldades de quem passa pelo procedimento, como a dificuldade de acesso às bolsas coletoras.
A solenidade de abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar ocorreu durante a Conferência Distrital em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência, que discute ações para a garantia de direitos, como o acesso à saúde, inclusão, igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. Nessa linha, será realizada, no próximo semestre, uma audiência pública na CLDF para tratar da questão.
Presidente da Associação dos Ostomizados do DF, Ana Paula Batista reforçou a necessidade de discutir, por exemplo, assuntos como o atendimento na rede pública e a cirurgia de reversão. “Sem o procedimento na época adequada, muitos acabam mutilados para sempre”, alertou. Também chamou a atenção para a falta de banheiros adaptados às pessoas com ostomia. “Nem no aeroporto existe um”, destacou, reiterando não ser mais possível “aceitar problemas resolvíveis”.
Por sua vez, Ana Lúcia da Silva, professora da Universidade de Brasília, apontou para a urgência de utilização de materiais apropriados e necessários aos pacientes, bem como da exigência de acompanhamento. Já o advogado William Ferreira da Cunha, do Movimento Ostomizados do Brasil, falou da inclusão da própria pessoa com deficiência na formulação de políticas públicas. Enquanto Luiz Maurício Santos, presidente da Federação de Basquete em Cadeira de Rodas do DF, relatou o caminho de dificuldades até conseguir insumos junto ao GDF.
Da redação com a fonte da Agência CLDF
Nenhum comentário