Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF A instituição que é administrada pelo IGESDF oferece serviços especializados e é referência na rede públi...
O dia da Saúde Ocular é celebrado anualmente em 10 de julho, para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não forem cuidadas, podem levar à perda da visão.
A saúde ocular desempenha um papel fundamental em nossa qualidade de vida, permitindo que enxerguemos o mundo ao nosso redor e desfrutemos plenamente de nossas atividades diárias. No entanto, muitas vezes negligenciamos os cuidados visuais, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças oculares e problemas de visão. O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) destaca-se como um serviço de referência no campo da Oftalmologia, oferecendo atendimentos especializados em diversas subespecialidades.
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas, no planeta, têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.
“A saúde ocular é de vital importância, não apenas para uma visão nítida, mas também para o bem-estar geral. Preservar a saúde dos olhos significa preservar a nossa conexão com o mundo, permitindo-nos apreciar as cores, os detalhes e a beleza ao nosso redor. E por isso, reforço a importância de cuidarmos dos nossos olhos, realizando exames regulares, protegendo-os da exposição excessiva à luz e adotando hábitos saudáveis que promovam a sua longevidade. Investir na saúde ocular é investir na qualidade de vida e no bem-estar integral de cada indivíduo”, ressalta a chefe do Serviço de Oftalmologia do HBDF, Viviane Pereira.
Nesta data significativa, a Dra. Viviane enfatiza a importância da conscientização da população sobre a necessidade de realizar consultas oftalmológicas periódicas, por meio de médicos especializados, a fim de prevenir doenças oculares que podem ser evitáveis e têm potencial para causar cegueira. O objetivo é prevenir o avanço de patologias ou tratá-las precocemente, minimizando possíveis complicações.
A especialista destaca também que existem fatores de proteção contra doenças da retina, como uma alimentação adequada, o consumo de vitamina C e luteína, que são agentes protetores dos olhos, além do uso adequado de óculos de sol. Essas medidas devem ser adotadas dentro do contexto da avaliação oftalmológica.
O HBDF é reconhecido como um centro terciário de excelência na área, contando com ambulatórios especializados nas principais patologias oftalmológicas. Ao longo de 2022, foram realizadas 1.699 cirurgias eletivas e 296 cirurgias de urgência e emergência. Nos primeiros meses de 2023, esses números alcançaram 574 e 108, respectivamente. Além disso, foram realizadas 19.426 consultas em 2022 e 3.440 consultas apenas entre janeiro e fevereiro de 2023.
Sob a gestão do IgesDF, a instituição destaca-se como referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de alta complexidade. A unidade oferece subespecialidades oftalmológicas exclusivas na rede pública de saúde, como transplante de córnea, cirurgia de órbita, implante de tubo de drenagem de glaucoma, cirurgias de urgência no Pronto Socorro e internações emergenciais.
O Hospital de Base do Distrito Federal promove a saúde ocular da população, oferecendo serviços especializados e contribuindo para o tratamento de doenças oftalmológicas.
Da redação com as informações do IGES
Nenhum comentário