Rafaela Felicciano/Metrópoles De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e julho deste ano, foram 77...
De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e julho deste ano, foram 773 roubos de carros no DF.
De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 773 ocorrências de roubos de veículos na capital federal. As cidades que concentraram o maior número de casos absolutos são: Ceilândia (136); Samambaia (117); Taguatinga (98); Santa Maria (62) e Recanto das Emas (47).
Em níveis proporcionais, comparando o número de roubos por 100 mil habitantes, Santa Maria e Samambaia são as localidades mais afetadas pelo crimes. Para as informações sobre a população, foi utilizado o levantamento de 2021 da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
Tanto em Santa Maria quanto em Samambaia foram registrados 47 roubos por 100 mil habitantes. Outras regiões administrativas com mais ocorrências proporcionais são Taguatinga (46); Ceilândia (38) e Recanto das Emas (35). O levantamento exclui a região do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que possui apenas 1.737, o que acabaria deturpando os dados.
Veja o quantitativo de roubos por região:
Em relação aos furtos de carros, quando não há emprego de violência, foram 1.947 casos em 2023. Segundo a SSP, em comparação com o mesmo período no ano passado, houve uma redução de 16,8% nos roubos e de 20,1% nos furtos.
Sobre a localização dos veículos por parte do poder público. De janeiro a julho de 2023, foram registradas 1.584 ocorrências de localização de veículos furtados ou roubados no DF. Em todo o ano passado, foram 2.970 veículos recuperados.
A SSP ressalta a importância do registro de ocorrências pela população para subsidiar a elaboração de estudos e manchas criminais que indicam dias, horários e locais de maior incidência de cada crime, entre outras informações relevantes para o processo de investigação.
Os levantamentos são utilizados na elaboração de estratégias para o policiamento ostensivo da Polícia Militar do DF (PMDF), bem como para a identificação e desarticulação de possíveis grupos especializados por parte da Polícia Civil do DF (PCDF).
Da redação com informações da PCDF e site Metrópoles DF
Nenhum comentário