Campeonato Brasileiro Série A - 1961 3ª Edição Campeão - Santos Vice-Campeão - Bahia ...
Campeonato Brasileiro Série A - 1961
3ª Edição
Campeão - Santos Vice-Campeão - Bahia
Resumo histórico: O Campeonato Brasileiro de 1961, na época denominado Taça Brasil, foi a 3ª edição da competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cuja principal finalidade era indicar o vencedor para disputar a Copa Libertadores da América de 1962. Teve a participação de representantes de 17 Estados mais o campeão da edição anterior, no caso a S.E. Palmeiras. Como no ano anterior, o Campeão Paulista e o Pernambucano já entraram na fase final da competição. O resultado final apontou o Santos F.C. como Campeão e o E.C. Bahia como Vice-Campeão. Vale lembrar que o torneio somente foi reconhecido oficialmente pela CBF em 2010, quando houve a unificação das competições em nível nacional. Em função de ter conquistado o título de Campeão Brasileiro de 1961, o Santos foi habilitado para representar o Brasil na Copa Libertadores da América de 1962.
Regulamento
A competição foi dividida em 3 fases:
A 1ª fase foi disputada pelos grupos do Norte, Nordeste, Leste e Sul.
Na 2ª fase, os vencedores dos grupos Norte e Nordeste disputaram o título de Campeão da Zona Norte e os dois vencedores dos grupos Leste e Sul disputaram o título da Zona Sul.
A 3ª fase (Final), foi composta pelo campeão da Zona Norte (Fortaleza), o campeão da Zona Sul (Fluminense), juntamente com Palmeiras e Santa Cruz, que foram inscritos diretamente na fase final em função de seus estados serem finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções, que também era disputado naquela época.
Decisão: A final da competição foi disputada em 2 partidas (Mata/Mata).
Jogo de Ida:
Jogo de Volta:
Artilheiro: O artilheiro da competição foi o jogador Pelé do Santos, com 9 gols marcados.
Pelé
Time do Santos Campeão Brasileiro de 1961
Considerações Finais:
Apesar de ter obtido resultado favorável no jogo de ida da 1ª Fase, o Campinense da Paraíba foi eliminado por ter utilizado o jogador Ronaldo de forma irregular, beneficiando o CSA de Alagoas, que avançou para fase seguinte.
A 3ª Edição do Campeonato Brasileiro de 1961 foi disputada no período de 20 de junho a 27 de dezembro daquele ano.
Nenhum comentário