C.N. Marcílio Dias Mascote – Marinheiro Fundação: foi fundado no dia 17 de março de 1919, na Cidade de Itajaí,...
C.N. Marcílio Dias Mascote – Marinheiro
Fundação: foi fundado no dia 17 de março de 1919, na Cidade de Itajaí, interior do Estado de Santa Catarina.
Resumo Histórico do Clube: Foi fundado por iniciativa de Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Granda, que pretendiam criar um clube Náutico Na cidade de Itajaí em Santa Catarina. Foi realizada uma reunião na noite de 17 de março de 1919, na Sociedade Guarany, com a presença de trinta pessoas, na qual fundaram oficialmente o Clube Náutico Marcílio Dias, nome aprovado por aclamação em homenagem ao bravo marinheiro morto na Guerra do Paraguai. Em princípio, acreditava-se que o Clube Náutico Marcílio Dias teria sido fundado no dia 19 de março, o que foi corrigido em 2004, após a descoberta da ata do dia da fundação, onde foi averiguada a data correta do nascimento do herói marinheiro dia 17 de março de 1919. Com a redescoberta do documento histórico, o clube passou a comemorar o seu aniversário de nascimento no dia 17 de março. O Marcílio Dias foi o 5º clube náutico fundado no Estado de Santa Catarina, pois antes do Rubro-Anil o Estado já possuía os seguintes clubes:
Clube Náutico Clube Náutico Clube Náutico Clube Náutico
Riachuelo Francisco Martinelli Aldo Luz Lauro Carneiro
O primeiro presidente do Clube Náutico Marcílio Dias foi o Senhor Ignácio Mascarenhas Passos, que no dia 19 de março de 1919 enviou, por meio de uma carta ao Governador do Estado de santa Catarina, Dr. Hercílio Luz, a comunicação oficial da fundação do clube. A Carta enviada ao Governador tinha o seguinte teor:
“Cumprimos o grato dever de levar ao conhecimento de Vossa Ex. que no dia 17 de março próximo findo foi fundado o Clube Náutico Marcílio Dias, cujos fins são proporcionar à mocidade exercícios de natação, remo gymnastica, tênis e outras diversões compatíveis com a sua cultura physica”. Apesar do clube ter sido criado com o propósito de fomentar atividades náuticas, a Agremiação já praticava outros esportes terrestres, como Futebol de salão e Futebol de Campo, modalidades que passaram a fazer parte das atividades do clube em 10 de maio de 1919, através da incorporação do Itajayense Foot-Ball Club, que desde 1911 era uma Associação pioneira no futebol catarinense. Na década de 1960, o Marcílio Dias se tornou uma das maiores potências no futebol na Região Sul do País. O principal título conquistado em sua história foi o Torneio Luiza Mello, competição que veio a ser reconhecida pela Federação Catarinense de Futebol como Campeonato Estadual de 1963. O “Marinheiro”, como é conhecido carinhosamente por sua torcida, teve na competição 80% de aproveitamento em 18 jogos, contabilizando 13 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas; seu ataque marcou 43 gols.
Localização:
Itajaí – Santa Catarina
Estádio: O Clube Náutico Marcilio Dias manda seus jogos no Estádio Doutor Hercílio Luz, também conhecido como “Gigante das Avenidas”, localizado na Cidade de Itajaí, interior de Santa Catarina. O nome do Estádio é em homenagem ao então governador Catarinense Doutor Hercílio Pedro da Luz.
Estádio Doutor Hercílio Luz
Estatística:
Em 2023 – Principais competições:
Marcílio Dias
Campeonato Catarinense.
Copa do Brasil.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário