Campeonato Brasileiro 1962 4ª Edição – 18 Clubes participantes Campeão Vice-Campeão O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1962, també...
Campeonato Brasileiro 1962
4ª Edição – 18 Clubes participantes
Campeão Vice-Campeão
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1962, também denominado “Taça Brasil”, foi a 4ª Edição da mais importante competição nacional, cuja finalidade era indicar um representante brasileiro para jogar a Copa Libertadores da América no ano de 1963. A vaga ficou com o Botafogo, que foi vice-campeão. O Santos, campeão continental de 1961, já tinha assegurada a vaga. O Brasil, em 1963, teve dois representantes na Copa Libertadores da América: Santos e Botafogo. O Campeonato Brasileiro de 1961 foi disputado por 18 clubes. O Botafogo e o Santos, representantes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente, iniciaram na competição já pré-classificados para as semifinais. O Campeonato Brasileiro de 1962, como os anteriores, somente foi reconhecido oficialmente em 2010, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) unificou os campeonatos disputados a partir de 1959 como Campeonato Brasileiro da Série A nos moldes atuais.
Regulamento: A taça Brasil de 1962 foi dividida em quatro fases. Na primeira, os clubes foram divididos nos seguintes Grupos: Grupo Norte, Grupo Nordeste (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao grupo Norte). Grupo Leste e Grupo Sul (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao Grupo Sul. Na segunda e decisiva fase, os vencedores da primeira fase enfrentaram o Botafogo e Santos. Os pré-classificados na semifinal e os vencedores disputaram o título do campeonato.
Final: A final do Campeonato Brasileiro de 1962 foi decidida entre Santos e Botafogo em três partidas.
Escalações:
Santos: Gilmar, Lima, Mauro (João Carlos), Calvet, Dalmo, Zito (Tite), Mengálvio, Doval, Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe.
Técnico: Lula
Botafogo: Manga, Rildo, Zé Maria (Paulistinha), Nilton Santos, Ivan, Ayrton, Elton (Édison), Amoroso, Quarentinha (Romeu), Amarildo e Zagallo.
Técnico: Marinho Rodrigues
Escalações:
Botafogo: Manga, Rildo, Zé Maria, Nilton Santos, Ivan, Ayrton, Elton. Édison, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
Técnico: Marinho Rodrigues
Santos: Gilmar, Lima, Mauro, Calvet, Dalmo, Zito (Tite), Mengálvio, Dorval, Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe.
Técnico: Lula
Escalações:
Botafogo: Manga, Rildo (Joel), Zé Maria, Nilton Santos (Jadir), Ivan, Ayrton, Édison, Édison, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
Técnico: Marinho Rodrigues
Santos: Gilmar, Lima, Mauro, Calvet, Dalmo, Zito, Mengálvio, Dorval, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe.
Técnico: Lula
O Santos F.C. conquistou o campeonato brasileiro de 1962 e o Botafogo o vice-campeonato. Ambos representaram o Brasil na Copa Libertadores da América de 1963.
Santos F.C. – Campeão Brasileiro de 1962
Artilheiro: O artilheiro da competição foi o jogador Coutinho do Santos, com 7 gols marcados.
Coutinho
Coluna do Vidal
Nenhum comentário