Campeonato Brasileiro Série A - 1964 6ª Edição – 22 Equipes Campeão Vice-Ca...
Campeonato Brasileiro Série A - 1964
6ª Edição – 22 Equipes
Campeão Vice-Campeão
Santos Flamengo
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1964, também denominado Taça Brasil, foi a 6ª Edição da mais importante competição nacional, cuja finalidade era indicar um representante brasileiro para jogar a Copa Libertadores da América no ano de 1965. A vaga ficou com o Santos, campeão da competição. O Campeonato Brasileiro de 1964 foi disputado por 22 clubes, 19 campeões estaduais e o Santos, campeão brasileiro da edição anterior. O Goytacaz e o Palmeiras, representantes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente, iniciaram na competição já pré-classificados para as semifinais. O Campeonato Brasileiro de 1964, como os anteriores, somente foi reconhecido oficialmente em 2010, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) unificou os campeonatos disputados a partir de 1959 como Campeonato Brasileiro da Série A. Nessa Edição (1964), o Santos conquistou o título brasileiro pela 4ª vez consecutiva.
Regulamento: A competição foi dividida em duas fases. Na primeira fase, os clubes foram subdivididos em dois grupos: Grupo Norte e Grupo Nordeste, que se enfrentaram para decidir a vaga destinada ao Grupo Norte; Grupo Central e Grupo Sul, que se enfrentaram para decidir a vaga destinada ao Grupo Sul. Na segunda fase, os vencedores da primeira fase enfrentaram os clubes pré-classificados na semifinal. Os vencedores decidiram a final do campeonato.
Final: A final do Campeonato Brasileiro de 1964 foi decidida entre Santos e Flamengo em 2 partidas.
Santos F.C. - Campeão Brasileiro 1964
Árbitro: Os jogos da final foram apitados pelo famoso árbitro Armando Marques.
Armando Marques
Artilheiros: Nessa edição, o campeonato terminou com 2 artilheiros: Pelé do Santos F.C. e Gildo do Ceará Sporting Club, ambos com 8 gols marcados durante a competição.
Pelé Gildo
Nenhum comentário