Saudosismo União Monte Alegre FC - São Paulo Baltazar Início da carreira de jogador ...
Saudosismo União Monte Alegre FC - São Paulo
Baltazar Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Oswaldo Silva Baltazar nasceu no dia 14 de janeiro de 1926, na Cidade de Santos, litoral de São Paulo.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Baltazar está entre os maiores artilheiros da história do futebol brasileiro. Era conhecido como “cabecinha de ouro” e foi um exímio cabeceador; a maioria de seus gols foram marcados de cabeça. Começou sua carreira no time juvenil do União Monte Alegre e profissionalizou-se ainda muito jovem no Jabaquara Atlético Clube, no interior paulista, onde já demonstrava ser um excelente goleador, passando a chamar atenção dos grandes clubes da capital. Em 1945, foi contratado pelo Corinthians, clube de maior torcida do Estado de São Paulo. Começou a jogar na posição de meia-direita, deslocando-se para a posição de centro avante, onde atingiu o ápice de sua carreira. No alvinegro paulista, permaneceu de 1945 a 1957, conquistando títulos importantes como: Torneio Rio - São Paulo (1950, 1953 e 1954), Bicampeonato Paulista (1951 e 1952) e o Campeonato Paulista do Quarto Centenário. Baltazar se destacava na época como um dos melhores atacantes em atividade no futebol brasileiro. De 1950 a 1956 passou a ser presença obrigatória dentre os convocados para a Seleção Brasileira. Participou das Copas do Mundo de 1950 no Brasil e 1954 na Suíça. Sua maior conquista na seleção foi no Pan-Americano, primeira competição vencida pelo Brasil no exterior, realizada na Cidade de Santiago no Chile, onde sob o comando do Técnico Zezé Moreira conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Após sair do Corinthians, já em final de carreira, jogou no Juventus do Bairro da Mooca. Teve uma passagem pelo Jabaquara e em 1959 encerrou a carreira jogando no União Paulista da cidade de Mogi das Cruzes.
Seleção brasileira no dia 21 de março de 1954, na vitória de 4 a 1 sobre o Paraguai, nas eliminatórias para a Copa do Mundo no Maracanã. Em pé: Djalma Santos, Gerson dos Santos, Brandãozinho, Nilton Santos, Veludo e Bauer. Julinho, Humberto Tozzi, Baltazar, Didi e Maurinho.
Falecimento: Oswaldo Silva o Baltazar faleceu no dia 11 de março de 1997, aos 71 anos, na cidade de São Paulo, em função de múltiplos problemas de saúde.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário