Atlético Clube Goianiense Mascote – Dragão Fundaçã...
Atlético Clube Goianiense Mascote – Dragão
Fundação: O Atlético Clube Goianiense foi fundado no dia 02 de abril de 1937, na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás.
Resumo Histórico do Clube: O Atlético Goianiense foi fundado no Bairro denominado Campinas, importante polo comercial da cidade de Goiânia, com a participação dos irmãos Nicanor Gordo, Alberto Alves Gordo, Afonso Gordo e Edson Hernando, João Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti, Benjamim Roriz dentre outros. Um personagem importante no surgimento do “Dragão” foi Antônio Accioly, que foi o primeiro Presidente do Clube, um ícone na história do Atlético. Foi reconhecido e admirado pelos atleticanos pela sua dedicação e disponibilidade para trabalhar em prol da agremiação, inclusive quando se tratava de questões financeiras. Através dele, o clube adquiriu na cidade de Goiânia o terreno onde foi construído o estádio, que foi batizado com o seu nome. O Atlético Goianiense tem sido um orgulho para seus torcedores, sempre participando com destaque nas competições estaduais, nacionais e continentais.
Localização: O Atlético Goianiense está sediado na Cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, localizada no centro do Estado, distante 209 km de Brasília. Foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás, criada sob a influência da “Marcha para o Oeste”, política desenvolvida pelo Governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-oeste brasileiro.
Goiânia – Goiás
Estádio: O Atlético Goianiense manda seus jogos no Estádio Antônio Accioly, reinaugurado em 18 de agosto de 2018, com capacidade para 12.500 espectadores. O estádio é também conhecido como Castelo do Dragão, localizado na cidade de Goiânia, Capital do Estado de Goiás.
Estádio Anõnio Accioly – Goiânia - GO
Evolução do escudo do Atlético Goianiense:
Estatística:
Em 2023 – Participa ou participou das seguintes competições:
Campeonato Goiano 1ª Divisão.
Campeonato Brasileiro Série B.
Copa do Brasil.
O MAIOR DO CENTRO-OESTE
ResponderExcluir