Operário Ferroviário Mascote – Fantasma Ponta Grossa – Paraná ...
Operário Ferroviário Mascote – Fantasma
Ponta Grossa – Paraná
Fundação: O Operário Ferroviário foi fundado no dia 01 de maio de 1912.
Resumo Histórico do Clube: O Clube foi fundado por um grupo de ferroviários que trabalhavam na Rede Viação Paraná-Santa Catarina, reunidos na Vila Oficinas, na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Ficou definido o dia 1º de maio de 1912 como a data oficial da fundação do novo clube, coincidindo com a data de comemoração do Dia do Trabalhador. Em 07 de abril de 1913, o Jornal Diário dos Campos trouxe a seguinte matéria em sua primeira página: “Temos a honra de levar ao vosso conhecimento que hoje, em Vila Oficinas, com grande número de pessoas propensas à fundação de uma sociedade esportiva de foot-ball, em sessão ordinária foi eleita a primeira diretoria da Associação denominada de Foot-Ball Clube Operário Ponta-Grossense que deverá reger os destinos do mesmo durante o primeiro ano de sua fundação”. A primeira Diretoria foi composta por fundadores com a seguinte composição: Presidente: Raul Lara, Vice-Presidente: Oscar Wanke, Primeiro Secretário: Antônio Joaquim Dantas, Segundo Secretário: João Gotardello, Primeiro Tesoureiro: Joaquim Eleotério, Segundo Tesoureiro: Álvaro Eleotério, em meio a tantos que contribuíram para manter aceso o ideal dos operários daqueles primeiros tempos.
Trajetória do Operário Ferroviário Esporte Clube:
1913: Foi formado o primeiro time da história do Operário com a finalidade de disputar jogos amistosos e competições locais e estaduais.
1927: Acabou participando do campeonato de Curitiba, junto com quatro clubes de Curitiba e outro de Ponta Grossa o União Campo Alegre. No final do primeiro turno, o Operário Esporte Clube, junto com o União Campo Alegre, desistiu da competição.
1917: Após perder um torneio preliminar que definiria o último participante do campeonato paranaense para o Savoia da cidade de Curitiba, os dois clubes se uniram para disputar o estadual. A parceria com o Savoia durou apenas uma temporada e o Operário passou a disputar apenas a Liga Ponta-Grossense por algum tempo.
1933: O nome Operário Esporte Clube, como atualmente é conhecido, surgiu da incorporação do Clube Atlético Ferroviário, que era o Grêmio dos funcionários da Rede Ferroviária. Houve uma reunião realizada no dia 15 de maio de 1933 e ficou decidido pelos presentes as cores preto e branco para utilização nos uniformes, além do nome atual do clube.
Década de 1950: Considerada os anos de ouro que marcaram o início do profissionalismo de fato para o futebol Ponta-Grossense. O Operário mantinha uma situação econômica estável, o transporte facilitado pela rede ferroviária e os lucros do clube chegavam principalmente dos sócios, que na sua maioria eram funcionários da malha ferroviária.
1950 a 1960 (rivalidade): O Operário rivalizava com o Guarani Sport Club, em um Clássico conhecido como Ope-Guá, que movimentava a cidade de Ponta Grossa, mobilizando as torcidas rivais. Enquanto o Operário historicamente era considerado um time do povo, o Guarani era mais identificado com as elites da cidade. A grande rivalidade não foi obstáculo para a criação da Associação Ponta-Grossense de Desportes, que permaneceu entre 1970 e 1973, basicamente uma parceria entre os dois clubes. Com o fim da Ponta-grossense de Desportos, o Operário continuou disputando as competições em nível profissional, enquanto o Guarani se tornou um clube amador.
1970: O Guarani Sport Clube e o Ferroviário Esporte Clube unificaram seus departamentos de futebol, criando a Associação Ponta-Grossense de Desportos, que com essa denominação, disputou o Campeonato Paranaense de Futebol nas temporadas de 1971, 1972 e 1973. Logo após desfizeram a união.
1974: Com a parceria desfeita, o Guarani passou a disputar apenas as competições amadoras. O Operário continuou no futebol profissional, passando a ser o único clube profissional da cidade de Ponta Grossa. Com dificuldades técnicas e financeiras, solicitou à Federação Paranaense de Futebol licenciamento das competições, retornando às atividades em 1979.
1990: A diretoria passou a promover eventos como bingo, jantares e sorteio de carros, com o propósito de arrecadar recursos para formar um elenco mais qualificado para disputar as próximas competições.
1990 e 1992: O clube ficou entre os três melhores classificados nas competições paranaenses, campanhas dignas dos anos dourados do Operário, fazendo jus à alcunha de Fantasma (assustava os adversários).
2023: Durante sua história centenária, o Operário Esporte Clube passou por momentos de altos e baixos, participando até o momento de 53 Campeonatos Estaduais da Série Ouro, 14 da Série Prata, 01 Campeonato Brasileiro da Série A, 08 da Série B, 04 da Série C e 06 Copas do Brasil, conquistando alguns títulos.
Evolução dos Escudos do Operário Esporte Clube:
Localização: O Operário Ferroviário Esporte Clube está sediado na Cidade de Ponta Grosa, interior do Estado do Paraná.
Ponta Grossa - Paraná
Estádio: O Operário Ferroviário Esporte Clube manda seus jogos no Estádio Germano Krüger, construído e idealizado na gestão do Engenheiro e ex-presidente do clube, Sr. Ewaldo Germano Krüger. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1941, com capacidade para 10.632 espectadores. Em 1960, recebeu o nome do seu idealizador. Em 2020, houve a cessão do terreno ao Operário Ferroviário, que passou a ser o proprietário do imóvel.
Estádio Germano Krüger – Ponta Grossa - Paraná
Estatística:
2023: Competições previstas a serem disputadas pelo Operário Ferroviário:
Campeonato Paranaense Série Ouro.
Campeonato Brasileiro Série C.
Copa do Brasil.
Nenhum comentário