Manga Sport C...
Manga Sport Club Recife
Início da Carreira de Jogador de Futebol
Data de Nascimento: Hailton Correia de Arruda nasceu no dia 26 de abril de 1937, na cidade de Recife, capital de Pernambuco.
Resumo histórico da Carreira de Jogador: Iniciou sua carreira em 1954, na equipe juvenil do Sport Club do Recife, onde já demonstrava ser um excepcional goleiro. Naquele ano, foi campeão pernambucano de juniores sem sofrer nenhum gol, o que chamou a atenção do Técnico Gentil Cardoso, que prontamente o promoveu à categoria de profissional. O curioso apelido surgiu ainda menino nas ruas de Recife, quando ocupava seu tempo vendendo água mineral e catando mangas nos terrenos da vizinhança. Na fase adulta, passou a ser conhecido como Manga, o inquestionável goleiro do Botafogo do Rio de Janeiro. Sua vocação para a posição surgiu nas peladas na ilha do leite, na região metropolitana do Recife. Nas divisões dos times, escolhia a posição menos preferida pelos colegas, a de goleiro, e se atirava em qualquer bola, não se importando com as adversidades do terreno improvisado para brincadeiras de futebol. Em 1954, o jovem Manguinha estava sendo observado por Capuano, que era olheiro do Sport, onde fez seu primeiro contrato. Em 1955, surgiu a sua primeira oportunidade de atuar no time principal do clube recifense, substituindo o Goleiro Carijó, titular absoluto do time. Porém, Manga assumiu a possição e Carijó foi transferido para o América do Rio de Janeiro, onde encerrou a carreira. Manga atuou por vários clubes do futebol brasileiro e da América do Sul. Jogou no Nacional do Uruguai e encerrou a carreira em 1982, no Barcelona de Guaiaquil, clube do Equador. Em 1959, transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro para defender o Botafogo, onde passou a melhor fase de sua carreira, jogando durante uma década. Manga foi o maior goleiro da história do alvinegro de General Severiano. Tinha como qualidade a velocidade na reposição de bola e muita agilidade debaixo das traves. Defendeu o Botafogo em 442 partidas e sofreu 344 gols. Teve também uma importante passagem pela Seleção Brasileira, onde participou da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, quando o Brasil foi o 11º colocado e o país anfitrião ganhou o título mundial.
Véspera de jogos contra o Flamengo:
Gostava de mexer com os brios do rival Flamengo e, nas vésperas de clássicos, dizia que jogar contra o rubro-negro da Gávea representava bicho assegurado (gratificação), que podia gastar o dinheiro antecipadamente e que o leite das crianças já estava garantido.
Esquadrão Imortal do Botafogo F.R. de 1957 a 1964
Curiosidades:
Manga tinha as mãos avantajadas, fazia defesas elásticas e arrojadas. Era um goleiro perfeito, fazendo valer a máxima do futebol que diz: Um bom time começa pelo goleiro.
Jogou mais de 10 anos sem luvas.
Tinha os dedos tortos e todos fraturados.
Todo dia 26 de abril é comemorado no mundo do futebol “o dia do goleiro”, justamente no dia do aniversário do goleiro Manga.
Manga encerrou sua vitoriosa carreira em 1982, no Barcelona de Guayaquil, no Equador, onde residiu por mais de 30 anos.
Trabalhou no Barcelona de Guayquil como treinador de goleiros, dirigindo uma escolinha de futebol naquela cidade equatoriana.
Por iniciativa de alguns reporteres esportivos da ESPN e outros seguimentos do jornalismo esportivo, Manga foi repatriado, vindo de uma cidade próxima a Quito onde morava, após passar por uma cirurgia na próstata e com muitas dificulades financeiras para voltar ao Brasil. Uma campanha intensa foi realizada nas redes sociais a seu favor. Manga foi o primeiro ex-jogador de futebol a ser acolhido juntamente com sua esposa na Casa dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde passou a residir.
Nenhum comentário