CE Operário Várzea-Grandense Mascote Chicote Fundação: O Operário VG foi fundado no dia 0...
CE Operário Várzea-Grandense Mascote Chicote
Fundação: O Operário VG foi fundado no dia 01 de maio de 1949, na cidade de Várzea Grande, interior do Estado de Mato Grosso.
Resumo Histórico do Clube: O Operário Várzea-Grandense ou simplesmente C.E.O.V., surgiu em 1949, após o Bispo Bom Antônio Aragão presentear com um jogo de camisas de futebol um time amador formado pelos melhores jogadores do Município. O jogo de estreia do C.E.O.V. foi contra o Palmeiras-MT, clube também de Várzea Grande. Neste Jogo amistoso, foi utilizado o uniforme nas cores vermelho, branco e verde. A partida foi disputada no Círculo Operário, no centro da cidade, onde hoje funciona a Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo. O time do C.E.O.V. foi formado pelos seguintes atletas: Benedito Sapateiro, Assis, Ciro, Rubens dos Santos, Caetano, Boava (autor do gol), Simão (Cháfia), Alberto (Gonçalo), Lindolfo e Nono.
Operário VG Palmeiras - MT
1 x 0
1º jogo da história do C.E.O.V.
O primeiro Presidente do Clube foi o Senhor Luís Vitor da Silva, que tinha o apoio dos desportistas Joaquim Santana Rodrigues, Lamartine Pompeo de Campos, Oldemar Pereira, Mestre Dario, Manuel Mendes de Oliveira e Manuel Santana. Os jogos e competições eram disputados nos estádios Gonçalo Botelho de Campos e Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecido pelo cognome de Dutrinha. O futebol era praticado de forma amadora, o profissionalismo ainda estava distante daquela realidade. O Chicote da Fronteira, como é conhecido o C.E.O.V., estava atravessando um momento conhecido como “A fase de Ouro”, conquistando na época o tricampeonato Mato-Grossense e os títulos de 1953, 1954 e 1955. Em 1955, o Chicote da Fronteira reforçou ainda mais o seu elenco, contratando os jogadores Tatu, Tedinho e Bastilo, que jogavam pelo Industrial Esporte clube Porto, seu maior rival da época. Esses atletas foram fundamentais para consolidar a conquista do tricampeonato. Em função da performance do C.E.O.V., o radialista esportivo Jota Alves apelidou o Clube de Pequeno Davi, após o empate com o poderoso Clube Atlético Mato-Grossense, com gol marcado por Isaac Narsadem em cobrança de pênalti. Em 1958, o C.E.O.V. entrou numa nova fase da sua história após filiação na Federação Mato-grossense de Desportos, passando a disputar em nível profissional competições com equipes consideradas de ponta do futebol do Estado de Matogrosso. Após a conquista do título estadual de 1997, pediu licenciamento das competições e só regressou para disputar o Estadual em 2002, quando conquistou mais um título e mais uma vez encaminhou um novo pedido de afastamento. Seu regresso às competições só veio a acontecer em 2013, desta vez incluído na 2ª divisão do Estadual, onde conquistou o título da Segundona Mato-Grossense e o direito de voltar à Primeira Divisão em 2014.
Fatos Históricos:
Houve o surgimento de outros clubes por meio de empresários da cidade que tentaram ocupar o espaço deixado pelo Chicote da Fronteira, que possuía uma enorme e fanática torcida. Em meio aos pedidos de licença, surgiram no Estado mais dois clubes com o nome de Operário na cidade de Várzea Grande, ambos usando as mesmas cores, estilos de uniforme e até o hino do tricolor original.
CEOV EC Operário Operário FC
Fundação: 01.05.1949 Fundação: 02.04.1996 Fundação: 08.08.2002
Problemas jurídicos com o Operário Genérico:
Após o original O.P.V.G. ser reativado em 2002, o Esporte Clube Operário foi automaticamente extinto, enquanto o Operário Futebol Clube continuava ativo e disputando as mesmas competições. A cidade de Várzea Grande passou a ter dois Operários, com os mesmos uniformes, mesmos escudos e utilizando o mesmo estádio, deixando os torcedores, a imprensa e os simpatizantes confusos. Para desfazer esse imbróglio, o C.E.O.V. entrou com uma ação na justiça para obrigar o Operário FC a deixar de usar o seu nome, o seu hino e a sua história, sob pena de multa diária. Depois de um tempo, o O.P.V.G. conseguiu recuperar sua história, fazendo com que o seu irmão gêmeo mudasse de escudo, de cores, de hino e passasse a ter uma outra denominação.
Localização: O Clube Esportivo Várzea-Grandense está localizado na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso.
Várzea Grande – Mato Grosso
Estádio: O Clube Operário Várzea-Grandense manda seus jogos no Estádio Municipal Vereador Benedito Laurindo de Souza, conhecido também como Dito Souza, com capacidade para 5.000 expectadores, inaugurado nos anos 90. Após reformas em sua estrutura, foi reinaugurado no dia 11 de outubro de 2019, pela Prefeita Lucimar Campos, através de uma partida simbólica denominada Jogo das Estrelas, com a presença de craques conhecidos no futebol brasileiro como: Biro-Biro, Marcelinho Carioca, Edilson, Gustavo Nery e Marcelinho Paraíba, contra um combinado de jogadores veteranos do Operário VG. O primeiro Jogo oficial só aconteceu no dia 21 de janeiro de 2020, entre Operário VG X Poconé, ambos filiados à Federação Mato-Grossense de Futebol.
X
Operário VG Poconé
Estádio Dito Souza – Várzea Grande - Mato Grosso
Estatística:
2023 – Competições Previstas:
Campeonato Mato-Grossense de Futebol.
Campeonato Brasileiro Série D.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário