Unaí E.C. Mascote - Periquito Fundação: O Unaí E.C. foi fundado no dia 05 de ...
Unaí E.C. Mascote - Periquito
Fundação: O Unaí E.C. foi fundado no dia 05 de junho de 1966, na cidade de Unaí, interior do Estado de Minas Gerais.
Resumo Histórico:
I – Filiado à Federação Mineira de Futebol: O Unaí E.C. teve como seu primeiro presidente o Sr. Gasparino Leão do Amaral. No início de suas atividades esportivas, participou de várias competições amadoras, chegado a conquistar alguns títulos. O clube foi profissionalizado somente em 1980, quando foi convidado pela Federação Mineira de Futebol para participar do Torneio Incentivo Mineiro, em que ficou na 5ª colocação, obtendo 02 vitórias em 09 partidas. O Valeriodoce foi o campeão do torneio. Participaram do torneio os seguintes clubes:
Em 1986, o Unaí voltou ao cenário estadual participando da 3ª Divisão do Campeonato Estadual. Contabilizando apenas 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, não se classificou para a fase seguinte. Passou 2 anos sem participar do Campeonato estadual, voltando a disputar a 3ª Divisão de 1989 a 1990. Disputou em 1991 a Super Copa Minas Gerais, conquistando apenas 2 vitórias e 2 empates em 12 jogos.
Em 1993, o Unaí foi vice-campeão da Segunda Divisão, obtendo o direito de acesso à 1ª Divisão. A Federação Mineira de Futebol resolveu diminuir de 23 para 12 o número de participantes. Em consequência, o Unaí passou a pertencer ao recém criado Modulo II que correspondia à 2ª Divisão. Portanto, o clube da Cidade de Unaí nunca disputou a elite do futebol mineiro. Apesar de estar garantido para disputar novamente o Módulo II de 1996, desistiu da competição e desfiliou-se da Federação Mineira de Futebol. No ano seguinte, filiou-se à Federação de Futebol do Distrito Federal, onde permanece até os dias atuais.
II – Filiado à Federação de Futebol do Distrito Federal: Por questões econômicas, em função da proximidade de Unaí com a Capital Federal, apenas 127 Km, o Unaí E.C. manteve sua sede no interior de Minas Gerais e filiou-se à Federação de Futebol do Distrito Federal, passando a participar dos campeonatos brasilienses, sendo incluído na 2ª Divisão. Na primeira temporada na nova federação, foi campeão e conquistou o acesso à elite do campeonato candango. Em 1998, a equipe de Unaí não foi bem-sucedida e voltou para a 2ª Divisão, onde permaneceu até a temporada de 2001.
Surgimento da Sociedade Esportiva Unaí Itapuã: Em 2002, o Unaí E.C. fez uma fusão com a Sociedade Esportiva Itapuã, passando a ser denominado Sociedade Esportiva Unaí Itapuã. A nova Agremiação foi vice-campeã da 2ª Divisão, conquistando novamente o acesso à Divisão Principal. A partir de 2003, voltou a participar da principal divisão da Federação de Futebol do Distrito Federal. Em 2006, veio um novo rebaixamento e o encerramento da fusão com o Itapuã, voltando a utilizar o nome original, Unaí E.C. Em 2009, conquistou mais uma vez o acesso. Em 2013, o clube passou por sérios problemas de ordem financeira, recebeu um convite da Prefeitura da Cidade de Paracatu-MG e mudou a sua sede para a cidade vizinha, passando a utilizar um novo escudo e o nome Paracatu F.C.
Surgimento do Paracatu F.C.: A mudança de Sede foi consumada em outubro de 2013, passando a mandar seus jogos no Estádio Frei Norberto, na cidade mineira de Paracatu. Seu melhor desempenho no Candangão foi em 2017, quando nas Quartas de Final eliminou a S.E. Gama nos pênaltis, passando para as semifinais, mas foi derrotado pelo Ceilândia, acabando a competição na 3ª Colocação. Em 2018, ficou na 7ª posição. Em 2019, voltou a fazer uma boa campanha, ficando na 3ª colocação. Posteriormente, optou por voltar às origens e retornou a Unaí com o nome original Unaí E.C., com o qual disputou o Campeonato Brasiliense em 2020.
Localização: O Unaí E.C. está sediado na cidade mineira de Unaí, distante 127 Km de Brasília, onde disputa as competições de futebol.
Cidade de Unaí-MG
Estádio: O Unaí E.C. manda seus jogos no Estádio Municipal Urbano Adjunto, localizado na cidade de Unaí, interior do Estado de Minas Gerais, com capacidade para 4.000 expectadores.
Estádio Municipal Urbano Adjuto
Estatística:
Competições 2023:
Por falta de patrocínio o Unaí EC não participou da Série B do Campeonato Brasiliense.
Nenhum comentário